Meio Ambiente

Sexta inaugura primeiro frio de inverno em MS e Conesul vai aos 9°C

E o frio deve ficar por aqui, já que o Inmet relata duas frentes frias seguidas atuando no Estado

Izabela Sanchez | 26/06/2020 07:31
O topo do prédio escondido pela umidade branca e gelada na Avenida Ministro João Arynos (Foto: Kisie Ainoã)
O topo do prédio escondido pela umidade branca e gelada na Avenida Ministro João Arynos (Foto: Kisie Ainoã)

Agora pode-se dizer que o inverno oficialmente chegou a Mato Grosso do Sul. Nesta sexta-feira (26) atua sobre o Estado a primeira massa fria da estação, que derrubou as temperaturas no Conesul aos 9°C, trazendo um dia cinzento e encoberto pela neblina. 

Trata-se de Amambai, Iguatemi e Aral Moreira, onde logo às 6h os termômetros marcavam 9,6°C e 9,7°C e 9,8°C.

Na Capital - E a manhã mais fria não foi exclusividade desse sul de fronteira. Campo Grande está entre as sete menores temperaturas desta sexta-feira, e amanheceu com 15,4°C nesta manhã. Até a calorosa Corumbá, a 419 km da Capital, na região pantaneira, marcou 16,6°C.

É o que registraram as estações meteorológicas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Ponta Porã, na linha de fronteira entre Brasil e Paraguai, foi a 10,7°C nesta sexta. Na região da grande Dourados, Caarapó marcou 11,1°C. Itaquiraí foi aos 11,6°C.

Friozinho não vai embora tão cedo, mas será interrompido no domingo (Foto: Kisie Ainoã)

Frio e frio – O sul-mato-grossense deve, agora, lidar com a curva crescente da covid-19 (com estimativa de piora em julho e agosto), mas também com o frio. A previsão do Inmet é de que essa massa de ar seja seguida de outra, fria e seca.

A recém chegada massa polar fica por aqui ainda durante o final de semana, mais concentrada na faixa centro-sul do Estado. No domingo (28), a estimativa do Inmet é de uma elevação irrisória. Depois, vem chuva pelo caminho. 

Depois da chuva, vem frio de novo. Isso porque o Inmet espera uma nova massa de ar, desta vez trazendo frio e baixa umidade relativa do ar.

Nos siga no