Meio Ambiente

Seminário na Capital discute proliferação de pombos e aves urbanas

Aline dos Santos | 15/09/2015 07:55
Pombos urbanos são considerados “ratos com asas”. (Foto: Arquivo)
Pombos urbanos são considerados “ratos com asas”. (Foto: Arquivo)

Seminário na próxima sexta-feira, dia 18, vai discutir a proliferação de pombos em Campo Grande e aves urbanas. Realizado pela OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil), o evento vai coletar experiências dos técnicos, esclarecer questão jurídica relacionada aos crimes ambientais e em relação às empresas que se utilizam de métodos ilegais para exterminar as aves.

O debate deve resultar em projeto de lei para criminalizar atitudes que facilitem a proliferação das aves. Os pombos urbanos são considerados “ratos com asas” por transmitir várias doenças. As fezes contêm fungos e bactérias e, depois de secas, liberam partículas que podem transmitir diversas doenças, como meningite e alergias.

Na programação, estão palestras de representantes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), MPE (Ministério Público Estadual), Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal e Conselho Regional de Medicina Veterinária.

O seminário inclui debate, que acontecerá a partir das 16h30, com representantes da Câmara Municipal de Campo Grande, Fundação Nacional de Saúde do Mato Grosso do Sul, delegacia de Crimes Ambientais, Fundação Oswaldo Cruz, terminal rodoviário e Renovare Controle de pombos e morcegos.

O debate será realizado das 13h às 19h, no plenário da OAB, que fica localizada na avenida Mato Grosso, 4.700.

Nos siga no