Meio Ambiente

Semadur assina convênio com empresa para reciclagem de óleo vegetal

Jeozadaque Garcia e Francisco Júnior | 21/03/2012 21:14
Prefeito participou do evento e falou do compromisso com o meio ambiente. (Foto: João Garrigó)
Prefeito participou do evento e falou do compromisso com o meio ambiente. (Foto: João Garrigó)

A Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) assinou, na noite desta quarta-feira (21), convênio com a Sociedade Beneficente Barão do Rio Branco e com a empresa Girux. Batizado de Proveu, o projeto visa auxiliar no desenvolvimento das atividades de reciclagem do óleo vegetal que é descartado.

As atividades já são desenvolvidas na igreja Assembleia de Deus, que conta com 120 postos de coletas. Conforme o acordo, todo óleo recolhido será repassado para a Girux, que fará o trabalho de reciclagem.

O acordo foi firmado durante apresentação dos resultados dos programas ambientais Córrego Limpo e Manancial Vivo, da Prefeitura Municipal, e contou com a presença do prefeito Nelson Trad Filho (PMDB).

Nelsinho lembrou que ainda faltam 10 meses para o término de seu mandato e uma das preocupações da atual administração é conseguir avanços na questão ambiental.

Além do Proveu, a Águas Guariroba assinou acordo com a Semadur com o objetivo de facilitar a troca de informações cadastrais e melhorar a qualidade do atendimento dos funcionários da empresa em campo.

Projetos - Após as assinaturas, técnicos da Semadur explanaram sobre os projetos Córrego Limpo e Manancial Vivo. No primeiro, há uma de uma rede de monitoramento dos córregos e rios dentro do perímetro urbano de Campo Grande.

Ele engloba diversas ações e o objetivo é reduzir os níveis de poluição nos córregos, garantindo assim o uso da água atual e no futuro por meio do conhecimento e monitoramento das condições qualitativas e quantitativas dos recursos hídricos disponíveis na cidade.

Já o Manancial Vivo prevê o incentivo a ações de preservação e conservação ambiental na área urbana e rural da cidade, recompensando financeiramente proprietários em função dos serviços ambientais prestados.

Segundo a Prefeitura Municipal, as modalidades de serviços ambientais prestados incluem as ações de conservação e melhoria da qualidade da água, de aumento da biodiversidade, redução de erosões, fixação e seqüestro de carbono, como acontece na manutenção de florestas, e manutenção das belezas naturais e do clima de regiões arborizadas.

Nos siga no