Meio Ambiente

Sem chuva há mais de duas semanas, tempo seco deve predominar até fim de julho

Pequenas frentes frias podem chegar, mas chance de chuvas "consideráveis" é baixa, segundo meteorologistas

Guilherme Correia | 05/07/2022 12:22
Galhos secos retratam o tempo em Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)
Galhos secos retratam o tempo em Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)

A última chuva em Campo Grande foi há 18 dias, em 17 de junho, e a previsão é que a Capital fique sem chuvas consideráveis, ao menos, em boa parte de julho. O meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) Olívio Bahia afirma que a estimativa, até o momento, é que não haja precipitações em todo Estado, durante o mês.

Ainda, diz ele, há chance de pequenas frentes frias ao longo do período. "Por enquanto, nada de chuva que mude o panorama. Vivenciamos o período seco. Uma ou outra frente, ou até mesmo alguma instabilidade que chega do Paraguai, mas a princípio, nada muda."

Segundo o meteorologista Natálio Abrahão, da Uniderp, uma massa de ar seca está bloqueando o avanço de frentes para o território sul-mato-grossense. "Estiagem moderada e não tem previsão de chuvas, pelo menos até o dia 15. Há previsão de uma massa de ar polar para esse dia, mas somente com umidade elevada, nevoeiro e depois frio. Antes disso, sol, calor e umidade relativa em declínio."

Histórico - A previsão mais recente do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de Mato Grosso do Sul) é até o dia 9 de julho - esta que indica não haver chuvas nos próximos dias.

Segundo dados do órgão estadual, vinculado a Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), a maior parte dos dias de julho, durante os últimos cinco anos, foi sem registros de chuva. A maior quantidade foi em 2019, com 46 milímetros.

Nos siga no