Meio Ambiente

Rio Paraguai atinge nível mínimo pela 1ª vez no ano em Porto Murtinho

Trecho atingiu 1,15 m, longe dos 2,49 m, que é considerado a média para o período

Jhefferson Gamarra | 16/09/2021 15:26
Situação de seca registrada no Rio Paraguai, em Porto Murtinho, nesta quinta-feira. (Foto: Toninho Ruiz)
Situação de seca registrada no Rio Paraguai, em Porto Murtinho, nesta quinta-feira. (Foto: Toninho Ruiz)

O Rio Paraguai, responsável pela drenagem da Bacia do Alto Paraguai e do bioma pantaneiro, vem apresentando quedas significativas no nível d'água. Nesta quinta-feira (16), em Porto Murtinho, rio atingiu nível mínimo pela primeira vez no ano. 

Relatório divulgado pelo centro de hidrografia e navegação do oeste da Marinha do Brasil, mostra que em Porto Murtinho, o Rio está em 1,15m, longe dos 2,49 metros, que é considerado a média para o período. No ano passado, o trecho atingiu o nível mínimo apenas no mês de outubro.

A situação na bacia confirmou prognóstico esperado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), que diagnosticou antecipadamente que o processo de vazante seria antecipado em 2021. A régua de Porto Murtinho começou a apresentar níveis abaixo dos 2,0 metros no inicio de agosto e segue baixando até o presente momento. 

Na estação de Ladário, que é considerada um termômetro para medir o grau da estiagem no bioma Pantanal, a situação é ainda mais alarmante. O que indica que 2021 será o terceiro ano consecutivo em que o Pantanal atingirá a habitual cheia, condição em que o nível d’água supera os 4 metros.

Nesta quinta-feira (16), o nível do rio atingiu -12 centímetros, sendo que o nível médio esperado para época seria de 1,46 metros. Em todo mês de agosto, o nível d’água no trecho de Ladário ficou abaixou de 1 metro e atingiu números negativos desde o dia 11 de setembro.

Nos siga no