Meio Ambiente

Reinaldo discute abertura de mercado do carvão vegetal produzido no Estado

Mariana Rodrigues | 06/04/2015 15:32
Atualmente, o mercado do carvão vegetal apresenta uma grande retração em Mato Grosso do Sul. (Foto: Chico Ribeiro/ Notícias MS)
Atualmente, o mercado do carvão vegetal apresenta uma grande retração em Mato Grosso do Sul. (Foto: Chico Ribeiro/ Notícias MS)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB), se reuniu hoje (6), com representantes das indústrias e produtores de Carvão vegetal para discutir sobre a abertura de mercado do carvão vegetal produzido no Estado. Atualmente, o mercado do carvão vegetal apresenta uma grande retração em Mato Grosso do Sul, o que já gerou um desemprego de aproximadamente sete mil pessoas ligadas ao setor.

“Antes, o setor empregava cerca de 17 mil trabalhadores, mas hoje com a retração, 7 mil trabalhadores perderam seus empregos”, disse Marcos Brito, presidente do Sindicarv (Sindicato das Indústrias e dos Produtores de Carvão Vegetal de Mato Grosso do Sul).

Ainda segundo Marcos, o Estado foi líder na produção de carvão até o ano de 2008 e atualmente, está ocupando apenas a 3ª posição no ranking. Toda essa retração no mercado se deve à Lei nº 4.163 de 2012, que determina a cobrança da taxa de movimentação florestal (TMF) no valor de 1,5 Uferms (Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul).

“Nós queremos o fim dessa taxa e a alteração dessa lei, pois com maior competitividade no setor, serão gerados empregos, estímulo à produção e renda para o Estado, e acreditamos que o governador Reinaldo Azambuja vai estabelecer esse novo marco na indústria do carvão vegetal em mato Grosso do Sul”, finalizou Marcos.

A reunião contou ainda com a participação do secretário de Estado de Desenvolvimento e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel e o secretário de Estado de Meio Ambiente, Jaime Verruck, além de representantes dos trabalhadores da indústria de carvão vegetal do Estado.

Nos siga no