Meio Ambiente

Quanto mais quente, maior lotação em um dos raros "refrescos" na cidade

Pontos da reserva com maior concentração de árvores reúnem mais público

Por Aline dos Santos e Antonio Bispo | 24/09/2023 11:15
Quanto mais quente, maior lotação em um dos raros "refrescos" na cidade
Parque dos Poderes cheio em manhã de domingo ensolarada e de muito calor. (Foto: Henrique Kawaminami)

Com 185 hectares de vegetação nativa preservada, o Parque dos Poderes se intensifica como opção para lazer e atividades físicas em Campo Grande neste período de onda de calor. Enquanto o termômetro beira os 38ºC, o público até cresceu.

Na empresa T Bike, localizada na Avenida Poeta Manoel de Barros, mais conhecida como Avenida do Poeta, a procura por aluguel de bicicletas aumentou, mesmo com os dias mais quentes. Para atrair a clientela, quem aluga bike ganha uma garrafa de água mineral e tem direito a estacionamento grátis. O aluguel de bicicleta custa R$ 20 por hora. 

Na manhã deste domingo (dia 24), o cenário, principalmente na Avenida do Poeta, que conta com maior arborização e atrativos, era parque movimentado, com pessoas correndo, andado de bicicleta e patins. Além do público que aproveitou a sombra das árvores para se hidratar com tereré e água de coco. 

Quanto mais quente, maior lotação em um dos raros "refrescos" na cidade
Felipe conta que segue um roteiro de cuidados para enfrentar as altas temperaturas. (Foto: Henrique Kawaminami)

O empresário Felipe Delvalles Baione, 34 anos, levou o sobrinho de 3 anos para passear de bicicleta. Felipe mora em Ribas do Rio Pardo, mas vem aos finais de semana para Campo Grande. “Não visito o parque com frequência, mas trouxe o meu sobrinho para ver se começa a gostar mais de andar de bicicleta”, diz. 

Felipe avalia que o calor atrapalha a atividade física, mas reforça seguir um roteiro de cuidados: hidratação, protetor solar e priorizar pontos com maior quantidade de árvores. A vegetação, pela capacidade de conforto térmico, é um “refresco” no calorão. 

O gestor de compras Alexandre Furucho, 38 anos, conta que foi ao parque neste domingo por falta de tempo para praticar exercício físico durante a semana. “Eu e minha esposa costumamos vir pela manhã, às 8h, quando é mais fresco. Nesse domingo, vim mais tarde e o calor atrapalhou bastante”, diz. 

Alexandre foi ao Parque dos Poderes para andar de bicicleta. (Foto: Henrique Kawaminami)

Na outra ponta do Parque dos Poderes, na Avenida Desembargador José Nunes da Cunha, perto da Avenida Mato Grosso, o espaço menos arborizado reúne público menor. 

“Tenho percebido que por conta do calor as pessoa não querem se expor ao sol. O movimento fica bom da 7h ao meio dia. Por conta do sol, para um pouco à tarde e volta a aumentar às 16h”. 

O complexo do Parque dos Poderes abrange área total de aproximadamente 243,53 hectares, dos quais, cerca de 185,63 hectares são recobertos por vegetação nativa.

Empresa T Bike aluga bicicletas e registrou maior procura apesar do calor. (Foto: Henrique Kawaminami)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no
Veja Mais