Meio Ambiente

Programa vai monitorar qualidade da água de rios e córregos de MS

Intenção é que com os dados possa se fazer novas estratégias para proteção e conservação

Leonardo Rocha | 21/06/2020 14:00
Avalição da qualidade da água no Imasul (Foto: Divulgação - Imasul)
Avalição da qualidade da água no Imasul (Foto: Divulgação - Imasul)

O programa do Imasul (Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul) vai monitorar a qualidade da água em rios, lagos e córregos de Mato Grosso do Sul. A intenção é reunir dados para a realização de políticas públicas e estratégias de proteção e conservação ambiental.

“O monitoramento da qualidade das águas é um dos mais importantes instrumentos de gestão ambiental, pois permite que o governo tenha uma visão sistemática e integrada da realidade ambiental de nossos rios e possibilita o desenvolvimento de políticas públicas”, disse o secretário estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Jaime Verruck.

O secretário ponderou que tais informações vão servir como “baliza” para uso dos recursos hídricos, assim como para intervir em eventuais atividades que trazem impactos negativos para o setor. As regras e definições do programa foram publicadas por meio de portaria do Imasul.

Segundo o governo, o programa tem como finalidades registrar dados confiáveis sobre a qualidade e quantidade das águas superficiais do Estado. Assim como identificar as áreas críticas em relação a poluição hídrica e apoiar planejamento, licenciamento e fiscalização ambiental.

“Como temos uma série histórica de 26 anos de dados, é importante ter essa garantia da continuidade do monitoramento com a institucionalização do programa. Sem contar que temos mais um instrumento para nos inserirmos em outros projeto”, descreveu a bióloga Marcia Cristina de Alcântara Silva, que é a gestora do programa no Estado.

Nos siga no