Meio Ambiente

Prefeitura terá serviço móvel de conscientização ambiental

Liana Feitosa e Alan Diógenes | 12/09/2014 17:07
Prefeito diz que administração anterior interrompeu todas as iniciativas voltadas para a preservação ambiental. (Foto: Marcos Ermínio)
Prefeito diz que administração anterior interrompeu todas as iniciativas voltadas para a preservação ambiental. (Foto: Marcos Ermínio)

Um veículo adaptado irá percorrer Campo Grande para desenvolver trabalhos de conscientização ambiental. A iniciativa - da prefeitura, por meio da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) - faz parte de projeto de Educação Ambiental Itinerante e foi lançado hoje (12) na Vila Popular. Segundo o prefeito Gilmar Olarte (PP), durante a administração de Alcides Bernal (PP) não foram desenvolvidos projetos na área.

"O governo antigo interrompeu todos os projetos voltados para o meio ambiente. Havia uma van destinada ao Centro de Educação Ambiental Odilza Fernandes Bittar, mas, no governo anterior, desviaram essa van para atender a saúde", conta Olarte. Segundo o prefeito, o MPE (Ministério Público Estadual) interferiu na questão e, quando ele assumiu a administração da cidade, decidiu retomar o trabalho da van.

A van, equipada com projetor e som, vai visitar escolas e universidades públicas e privadas para realizar diversas atividades voltadas à educação ambiental. De acordo com Antônio Carlos Silva Sampaio, coordenador do CEA (Centro de Educação Ambiental) Imbirussu, as iniciativas serão desenvolvidas por funcionários desse centro e terão foco em crianças, principalmente aquelas que estão em idade escolar.

O CEA - "Desenvolveremos um trabalho voltado para as crianças, promovemos atividades que ensinam como fazer o descarte correto do lixo, como economizar os recursos hídricos. Essa é uma educação ambiental voltada para a sustentabilidade", explica. "Com esse programa, os alunos saem da sala de aula e veem na prática o desenvolvimento da sustentabilidade", completa.

Para isso, apresentações musicais, teatrais e culturais serão realizadas em bairros, escolas e associações de moradores com o objetivo de levar informações sobre reciclagem, poluição, sustentabilidade, preservação ambiental. "A ideia é mudar o paradigma e ajudar aquela pessoa que já é adulta através das crianças", afirma Antônio Carlos.

Para ele, o público adulto tem mais dificuldade de modificar o pensamento e adotar hábitos sustentáveis. Já a criança, quando aprende desde cedo o que pode fazer pelo meio ambiente, se torna um adulto com práticas adequadas e pode influenciar outros adultos com seus hábitos.

De acordo com o coordenador, a iniciativa tem patrocínio e apoio da Solurb, da concessionária Águas Guariroba, da rede educacional Anhanguera, consórcio Guaicurus, Ong WWF, Semed (Secretaria Municipal de Educação), Semadur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano) e Unaes (Centro Universitário de Campo Grande).

Nos siga no