Meio Ambiente

PMA deflagra operação com foco no combate ao tráfico de papagaio

Francisco Júnior | 09/10/2012 11:21
Foco é tráfico de papagaios
Foco é tráfico de papagaios

A PMA (Polícia Militar Ambiental) deflagra a partir de amanhã, às 12h horas, a “Operação Padroeira do Brasil”, contando com 80% do seu efetivo que é de 355 homens. Este ano o foco principal é o combate ao tráfico de papagaios.

Este é um período preocupante para a PMA com relação ao tráfico de animais silvestres, pois, de setembro a dezembro é o período de reprodução do papagaio que é a espécie mais traficada no Estado.

Neste período, a PMA realiza trabalhos preventivos nas propriedades rurais, por meio de informação da legislação e Educação Ambiental, visto que os traficantes é de aliciamos sitiantes e funcionários de fazendas, para que retirem os animais e os avisem para que os comprem.

A região principal do problema e local, onde a PMA efetuou as 2 apreensões de papagaios deste ano, é a situada nos municípios de Jateí, Batayporã, Bataguassu, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul, Anaurilândia, Três Lagoas, Santa Rita do Pardo, Nova Andradina e Brasilândia, além de Naviraí e Mundo Novo.

Serão desenvolvidas também barreiras e combate ao desmatamento e outros crimes contra a flora e carvoarias irregulares e caça ilegal, com visitas às propriedades rurais. Os policias também trabalharão no combate a pesca predatória.

Na operação do ano passado, 30 pessoas foram autuadas e aplicadas multas que chegaram a R$ 55.460,00.

O Comando da PMA alerta às pessoas que se utilizem dos nossos recursos naturais dentro do que permite a legislação, pois as penalidades administrativas e criminais são pesadas. As multas podem chegar a R$ 50 milhões e as penas criminais, até 05 anos de reclusão.

A operação será encerrada às 8 horas de segunda-feira (15).

Nos siga no