Meio Ambiente

PMA apreende 18 pássaros silvestres em casa no bairro Aero Rancho

Marta Ferreira | 02/02/2011 14:39
As aves apreendidas pela PMA em casa no bairro Aero Rancho. (Foto: Divulgação)
As aves apreendidas pela PMA em casa no bairro Aero Rancho. (Foto: Divulgação)

Após receber uma denúncia, a Polícia Militar Ambiental apreendeu hoje (2) em Campo Grande 32 aves criadas sem autorização ambiental. Em uma casa no bairro Aero Rancho foram encontrados 18 pássaros silvestres de várias espécies e 14 canário-belgas.

O proprietário foi autuado por crime ambiental e recebeu multa de R$ 18,5 mil manter animais silvestres em cativeiro sem autorização. Na residência, a PMA apreendeu quatro pombas, três pintassilgos, quatro canários-da-terra, dois azulões (animal que está em extinção), dois papas-capim, dois pássaros espécie sangue de boi e um pintagol, além de 14 canários-belgas.

Segundo a PMA os canários foram devolvidos, porque não são silvestres. Os outros animais serão levados ao Cras (Centro de Reabilitação de animais silvestres).

Interior-Foi a segunda apreensão de aves desde ontem. Em Bataguassu, policiais ambienais autuaram ontem à tarde um morador do bairro Jardim Acapulco. Ele criava 16 aves silvestres sem autorização ambiental. Na residência a PMA apreendeu seis “curiós”, três “pixarros”, um “canário-da-terra”, um “cardeal”, um “pássaro-preto”, um “sabiá”, um “papa-capim”, um “bigodinho” e um “periquito”, além de 16 gaiolas.

O morador da casa foi autuado administrativamente e multado em R$ 8 mil por manter animais silvestres em cativeiro sem autorização ambiental. Ele também foi conduzido, juntamente com o material apreendido, à Delegacia de Polícia Civil para responder por crime ambiental. Se condenado, poderá pegar pena de seis meses a um ano de detenção.

Nos siga no