Meio Ambiente

Piloto de helicóptero que sobrevoou Buraco das Araras ainda não foi identificado

Francisco Júnior | 06/08/2012 13:27

A Polícia Civil ainda trabalha para identificar o piloto do helicóptero que fez um sobrevoo irregular sobre a RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) do Buraco das Araras, em Jardim, na última sexta-feira (3).

De acordo com o delegado Alex Sandro Antônio, responsável por investigar o caso, o piloto não poderia sobrevoar aquela área da altura e posição em que helicóptero estava, conforme as regras da Aviação Civil.

Ele explica que, neste caso, só o piloto será punido já que era ele quem estava no comando. O boletim de ocorrência foi registrado como abuso na prática da aviação.

De acordo com o registro policial, o proprietário da área onde fica a reserva participava de um passeio com cerca de 20 turistas quando um helicóptero começou a sobrevooar o local e a espantar as aves.

De acordo com Roosewelt Sampaio, 39 anos, ele as demais pessoas fizeram sinais para que o aparelho saísse do local onde ficam os ninhos das aves, que estão na época de reprodução, mas o piloto não obedeceu. Por conta do forte barulho do motor, os pássaros debandaram do lugar, abandonando os ovos e filhotes.

O helicóptero com o registro PR-YAA permaneceu a cerca de 100 metros dos ninhos por cerca de meia hora, quando ganhou altura e saiu do ninhal.

Segundo boletim de ocorrência, o helicóptero seria ocupado por Mauricio Verneck , hospedado em um hotel de Bonito, a 300 quilômetros da Capital.

Nos siga no Google Notícias