Meio Ambiente

Para ver onça curiosos sobem em muro e escalam árvores

Luciana Brazil | 29/09/2014 12:27
Vizinhança queria fotografar e ver onça. (Foto: Marcelo Calazans)
Vizinhança queria fotografar e ver onça. (Foto: Marcelo Calazans)
Garoto "empresta" ombro para colega tentar ver a onça. (Foto: Marcelo Calazans)

Para ver a onça-parda resgatada na manhã de hoje (29), em Campo Grande, curiosos subiram em árvores, escalaram muro e esperaram a captura do animal por quase duas horas em baixo de sol. A curiosidade era nítida e quando o felino saiu, já sob o efeito de tranquilizantes, dentro de uma caixa da PMA (Polícia Militar Ambiental), a correria foi grande. Mesmo sem poder, os mais desesperados subiram na carroceria da caminhonete onde estava a caixa, tudo para conseguir uma imagem da onça que percorreu aproximadamente dois quilômetros de um bairro a outro.

“Imagina se ela entra na minha casa. Deus me livre. Não sei o que eu faria”, disse a estudante Flaviana Moura, 17 anos. O medo era comum a algumas pessoas, no entanto, a a curiosidade de ver um bicho desses era ainda maior.

O mecânico Paulo Meireles, 44 anos, conta que viu a onça a uma distância de aproximadamente 3 metros, segundos antes do animal invadir a casa da Vila Nasser. “Eu estava trabalhando na minha oficina e ouvi uma senhora gritando muito alto. Ela estava com uma criança. Eu corri e quando cheguei perto dela vi a onça vindo na nossa direção”.

Segundo Paulo, neste momento a onça escalou uma pequena uma árvore, de onde pulou por cima do muro e da cerca elétrica da residência, onde se escondeu no banheiro da lavanderia. “Não deu tempo nem de sentir medo. Foi tão rápido e ela é tão rápida”, contou o mecânico.

 

Veterinário comemora o aniversário, pela segunda vez tentando capturar uma onça. (Foto: Marcelo Calazans)

A aparição da onça animou a semana do jardineiro Lucas Jardo, 27 anos. Curioso, ele acompanhou o resgate do animal e disse que o animal será assunto para semana inteira. “Nunca vi uma onça, seria muito legal se pudesse ver. Essa onça já animou minha semana”, disse.

A onça foi vista pela primeira vez no residencial Set Vilage I, no Jardim Paradiso, dentro de uma casa em construção. Hoje pela manhã, os pedreiros que chegaram para trabalhar viram o animal deitado no banheiro.

A equipe do Campo Grande News flagrou o momento que a onça deixou a construção, no residencial. Ela conseguiu pular o muro do condomínio e foi localizada cerca de 30 minutos depois na residência da Vila Nasser.

Com aproximadamente 35 quilos, a onça é um animal jovem adulto, com um ano e meio de idade, segundo o veterinário do CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), Álvaro Cavalcanti.

Coincidência- Parece estar virando uma tradição, mas é apenas coincidência. Pelo segundo ano consecutivo, o veterinário do CRAS, Álvaro Cavalcanti, comemora o aniversário tentando capturar uma onça. Hoje pela manhã, ele comentava, brincando, que em mais um aniversário a onça estava presente. Segundo ele, no ano passado, em Fátima do Sul, a 246 quilômetros de Campo Grande, o dia também foi agitado. Uma onça prendeu a pata em uma armadilha, às margens do Rio Dourado. O animal também precisou ser cedado para ser retirado do local. 

Onça é colocada dentro de caixa e é levada para o CRAS. (Foto: Marcelo Calazans)
Antes da operação de resgate, onça fugiu de condomínio pulando padrão de energia e muro. (Foto: Marcelo Calazans)
Nos siga no