Meio Ambiente

Operação intensifica prevenção de incêndios na região pantaneira

Operação da PMA envolve 325 policiais de 26 subunidades da PMA (Polícia Militar Ambiental)

Adriano Fernandes | 22/03/2021 22:53
Policial entregando folder informativo para trabalhador rural. (Foto: PMA)
Policial entregando folder informativo para trabalhador rural. (Foto: PMA)

Diante do aumento no risco de queimadas na região pantaneira com a chegada do outono, nesta segunda-feira (22), Dia da Água, a Polícia Militar Ambiental lançou operação de prevenção aos incêndios em Mato Grosso do Sul, e em especial no bioma mais rico do Estado. Todas as 26 subunidades do batalhão, que conta com 325 policiais atuarão na operação “Prolepse”. Hoje (22) os trabalhos de fiscalização começaram com a distribuição de “folders” informativos aos pantaneiros, feita por policiais que estão em campo, inclusive, realizando vistorias relativas às denúncias, ou até mesmo rotineiras de outros crimes e infrações ambientais.

Através do Núcleo Técnico Ambiental do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, os policiais irão usar geotecnologias para a caracterização e georreferenciamento das áreas incendiadas em cada ano, para então, serem direcionados os trabalhos preventivos, bem como os levantamentos de possíveis nexos causais para a efetivação da repressão, quando necessária e possível.

Também serão realizadas ações nas propriedades rurais, especialmente em escolas e assentamentos, mas também porta-porta e casa-em-casa, especialmente nos pontos e regiões indicados pelo mapeamento do Núcleo Técnico Ambiental das áreas propensas a incêndios. Com base nas fiscalizações o (Instituto Estadual de Meio Ambiente – Imasul) fará o julgamento das possíveis irregularidades encontradas ao longo da operação, com penalidades administrativas ou multas a partir de R$ 1 mil.

A operação - O nome “Prolepse” significa antecipação, antevisão, prenoção, que são os focos da força-tarefa. Pelos menos, 99% dos incêndios são de origem humana. Dessa forma, se utilizando de metodologias e ações coordenadas e integradas, de curto médio e longo prazo a PMA pretente diminuir o impacto das queimadas no Pantanal. Os trabalhos na operação Prolepse ocorrerão todos os anos, a partir de 2021. 


Nos siga no