Meio Ambiente

Obra no Parque dos Poderes para conter erosão começa nos próximos dias

Licitação foi lançada pelo governo estadual em agosto de 2020

Aletheya Alves | 02/01/2021 15:27
Obras na cabeceira do córrego Joaquim Português começam nos próximos dias. (Foto: Divulgação)
Obras na cabeceira do córrego Joaquim Português começam nos próximos dias. (Foto: Divulgação)

Cabeceira do córrego Joaquim Português, localizado no Parque dos Poderes, terá início de obras nos próximos dias para conter erosão. Em agosto de 2020, o governo estadual lançou licitação com gastos previstos em R$ 4,8 milhões. 

Neste sábado (2) foi divulgado pela Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) que a decomposição do solo será interrompida por empresa que tem prazo para execução de 240 dias. A área do córrego fica localizada na avenida do Poeta. 

Dentro do contrato de execução dos serviços, que recebeu valor final de R$ 4.765.214,44, estão pavimentação asfáltica, drenagem de águas pluviais, recuperação do pavimento e controle da erosão. Durante realização de estudos também foi verificado que o assoreamento do lago do Parque das Nações Indígenas foi causado em partes pelos problemas no córrego Joaquim Português. 

Para conseguir controlar a degradação também será necessário realizar escavação em um lago que fica do outro lado da pista. Outro ponto previsto no projeto é que mais de 2,5 mil mudas de árvores, doadas pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, serão plantadas no local. 

Nos siga no