Meio Ambiente

Municípios terão mais quatro anos para acabar com os lixões

Viviane Oliveira | 15/10/2014 10:35
Campo Grande foi uma das cidades que não cumpriu o prazo. (Foto: Marcelo Victor)
Campo Grande foi uma das cidades que não cumpriu o prazo. (Foto: Marcelo Victor)

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite de ontem (14), a ampliação em quatro anos do prazo para que as prefeituras acabem com os lixões a céu aberto existentes em várias cidades do país.

A lei, que é de 2010, fixou o mês de agosto deste ano como prazo máximo para a substituição dos lixões por aterros sanitários. No entanto, a maioria dos municípios não conseguiu cumprir e dar fim aos lixões.

De acordo com a Câmara, o aumento do prazo para o fim dos lixões é reivindicação de vários prefeitos, que temem a aplicação de multas previstas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Em Campo Grande, a existência do lixão ainda deve se arrastar por algum tempo. Em setembro, a Prefeitura da Capital, anunciou a criação de um grupo de trabalho para gerenciar o fechamento do lixão e a transição para a UTR (Unidade de Tratamento de Resíduos).

Em dezembro de 2012, o lixão chegou a ser fechado após funcionar por 28 anos. No entanto, a Justiça determinou a reabertura em janeiro de 2013, pois os catadores ficaram sem fonte de renda.

Nos siga no