Meio Ambiente

MS lança campanha pelo etanol, 21 anos depois do carro flex chegar ao Brasil

Nem a tecnologia conseguiu reverter a preferência do consumidor, que continua abastecendo com gasolina

Por Ângela Kempfer | 11/03/2024 14:09
Bomba de combustível em Campo Grande, com gasolina e etanol. (Foto Henrique Kawaminami)
Bomba de combustível em Campo Grande, com gasolina e etanol. (Foto Henrique Kawaminami)

Depois de campanha nacional, agora a Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul engrossa a batalha para convencer o motorista a trocar a gasolina pelo etanol. O Estado hoje produz, inclusive, o combustível a partir do milho, em fábrica de Sidrolândia.

“Movido pelo Agro” é o lema da campanha que será lançada amanhã (12) pelo Sistema Famasul em parceria com a Biosul, e vai na linha de outro objetivo de sustentabilidade, o “MS Carbono Neutro”, também lançado em Mato Grosso do Sul.

"O mês de março foi escolhido para o lançamento por um motivo emblemático: são 21 anos de carro flex no Brasil", lembra a Famasul. No entanto, a revolução imaginada com a circulação desse tipo de veículo, movido tanto a gasolina quanto a álcool, não veio. O preço, muitas vezes nada competitivo, faz os combustíveis fósseis continuarem na preferência do consumidor.

No segundo semestre do ano passado, o Brasil consumiu até 1,8 bilhão de litros por mês, mas o valor ainda ficou abaixo dos patamares pré-pandemia de covid-19.

Agora, o apelo é pelo meio ambiente. "O Movido pelo Agro visa conscientizar sobre as vantagens ambientais do etanol, um biocombustível limpo e renovável". O exemplo, começa pela Federação, que desde setembro de 2023 garante que abastece toda sua frota somente com etanol.


Nos siga no