Meio Ambiente

MPE abre inquérito para investigar morte de peixes em Aquidauana

Angela Kempfer | 31/01/2011 15:44
Peixes de diferentes espécies, mortos no Rio Negro. (Foto: O Pantaneiro)
Peixes de diferentes espécies, mortos no Rio Negro. (Foto: O Pantaneiro)

A pecuarista Beatriz Rondon procurou na manhã de hoje a 1ª Promotoria Ambiental de Justiça de Aquidauana, para formalizar a denúncia sobre morte de milhares de peixes no Rio Negro, na região de Aquidauana.

Com a oficialização, o Ministério Público Estadual irá abrir inquérito para apurar as causas da mortandade. O promotor Eduardo Franco Cândia será responsável pela investigação que a partir de hoje começa a ganhar elementos com verificação no local por técnicos da PMA (Polícia Militar Ambiental) e do Imasul (Instituto de Meio Ambiente do estado).

O caso divulgado no fim de semana pela pecuarista é o único desse tipo que motiva ação atualmente na promotoria de Aquidauana.

Algumas hipóteses são levantadas para justificar a dequada, fenômeno que acaba com o oxigênio na água e assim leva os peixes à morte.

Uma das possíveis causas é a decomposição de material orgânico com baixa no nível do rio. Outra é o uso abusivo de agrotóxicos nas propriedades rurais.

O mesmo ocorreu no Rio Paraguai, na região de Corumbá, há 4 anos. Em função da cheia ocorreu o fenômeno natural de deterioração da qualidade da água, relacionado à decomposição da grande massa orgânica trazida com a subida da água.

A Embrapa Pantanal acompanha desde 1994 esse tipo de acontecimento no Rio Paraguai, mas ainda não foi acionada para investigar o motivo da mortandade em Aquidauana.

Quando o rio recua, a vegetação aquática morre e dá lugar à vegetação terrestre e à decomposição de toda esta matéria orgânica, proveniente das plantas aquáticas e das terrestres mortas.

Nos siga no