Meio Ambiente

Moradores registram madrugada de alagamentos no bairro Santo Antônio

A chuva forte na Capital começou ainda na noite desta terça-feira (12) e a expectativa é que vá até o dia 21

Bruna Pasche | 13/02/2019 07:17
Moradora do bairro Santo Antônio ficou com medo de sair de dentro de casa que já estava com a varanda alagada. (Foto: Direto das Ruas)
Moradora do bairro Santo Antônio ficou com medo de sair de dentro de casa que já estava com a varanda alagada. (Foto: Direto das Ruas)

Só nestes dois últimos dias, já choveu quase metade do esperado em um mês para Campo Grande e a expectativa é que chova até o final do mês. Desde pelo menos a madrugada desta quarta-feira (13), chove forte na Capital deixando a manhã nublada, ruas alagadas, bairros sem energia e asfalto comprometido em vários pontos.

Conforme informações do meteorologista Natálio Abrãao, nas últimas duas horas choveu 45,4 mm. De ontem para hoje acumulou 73,2 mm, correspondendo a 42,7% do esperado em um mês. A expectativa ainda é que a chuva continue até o dia 21.

Operada há dois dias, a aposentada Lucilene Mota acordou às 3h de hoje com a casa alagada e ainda calcula prejuízo. “Todo ano tem essa enchente aqui, já perdi minha geladeira, máquina de lavar roupa, meu passarinho morreu e estou cuidando agora do cachorro porque meu medo é de doença, vem água de bueiro, de cemitério, de foça, tudo”.

Ela conta que mora no bairro Santo Antônio há 25 anos e que pelo menos a metade desse tempo passa sofrendo com a forte chuva no bairro. 

 

Lucilena está acordada desde às 3h para arrumar a casa que está alagada por dentro. (Foto: Direto das Ruas)

Lucilene diz ainda que por conta dos alagamentos que castigam o bairro, não vence arrumar a casa. “Já perdi muita coisa aqui, não venço pintar minha casa por conta da água. Essa noite não dormi com medo, porque a chuva estava muito forte. É desesperador”.

Hudson Ribeiro Mendes, também morador do bairro, reclamou em um post sobre a chuva no Facebook. "Choveu muito e os prejuízos são grandes aqui no Santo Antônio, fica difícil. Só não entendo como isso acontece há 30 anos e nada foi feito, isso porque tem bueiro!". Outra jovem completa na mesma publicação: "As casas estão alagadas, água na cintura". 

Na região da avenida Guaicurus, do Nova Lima e do Los Angeles a água também inundou as ruas. Já próximo a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), os moradores do bairro North Park e também no Cohafama ficaram sem energia.

 

Nos siga no