Meio Ambiente

Ministério da Justiça envia 71 bombeiros para combate às queimadas em MS

São mais de 400 homens e mulheres, entre militares e civis, ajudando no trabalho contra os focos de calor

Gabriel Neris | 09/10/2020 10:17
Bombeiros caminham por área destruída pelo fogo no Pantanal (Foto: Chico Ribeiro)
Bombeiros caminham por área destruída pelo fogo no Pantanal (Foto: Chico Ribeiro)

O Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou nesta sexta-feira (9) que mobilizará mais 71 bombeiros do Distrito Federal e Santa Catarina para reforçar o efetivo que está atuando contra as queimadas no Pantanal de Mato Grosso do Sul.

A portaria 556/2020 foi assinada pelo ministro André Mendonça e atende pedido do governador Reinaldo Azambuja (PSDB). 

“O apoio ao Estado respeita o paco federativo. Entramos em contato com as Secretarias de Segurança Pública de todo o País para que juntos reforcemos o combate às queimadas”, disse Renato Paim, secretário Nacional de Segurança Pública.

A Operação Pantanal II conta atualmente com mais de 400 homens e mulheres, entre militares e civis, sete aeronaves e dezenas de viaturas. 

Bombeiros de Mato Grosso do Sul, do Paraná e Santa Catarina e brigadistas da Força Nacional, Marinha, Exército, Ibama e ICMbio (Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade), além de voluntários de entidades não-governamentais, trabalham em Corumbá, Serra do Amolar, Fazenda Bodoquena, no Parque Estadual do Rio Negro, Estrada-Parque, Porto Esperança e região nordeste e leste do Estado, onde ocorrem incêndios em florestas plantadas e nos Parques Estaduais do Taquari e Ivinhema. 

Mais de 7,1 mil focos de calor foram registrados em Corumbá, de acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). No início da semana 45 integrantes da Força Nacional foram mobilizados para ajudar no trabalho.

Nos siga no