Meio Ambiente

Mínima em MS na madrugada foi de 7,8ºC, mas pode chegar a 3ºC até segunda-feira

As cidades de Ponta Porã e Iguatemi registraram as temperaturas mais baixas de ontem para hoje no Estado

Lucia Morel | 11/06/2022 08:43
Céu de Campo Grande na manhã deste sábado. (Foto: Paulo Francis)
Céu de Campo Grande na manhã deste sábado. (Foto: Paulo Francis)

Mato Grosso do Sul registrou mínima de 7,8ºC nesta madrugada em Ponta Porã, a 323 km de Campo Grande. A segunda temperatura mais baixa ocorreu em Iguatemi, também ao sul do Estado, onde os termômetros marcaram 8ºC nesta madrugada.

Essas temperaturas ficaram um pouco acima da prevista para o período, que indicava até 6ºC para Campo Grande, onde a mínima foi de 11,9°C. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), de hoje para amanhã, no entanto, os termômetros devem atingir valores negativos.

A meteorologista Helena Turon Balbino, do Inmet, explica que “a frente fria está passando por MS, cortando o Estado do sudoeste ao nordeste e atrás dessa frente fria, vem uma massa de ar muito seca, que deverá diminuir significativamente as temperaturas”.

A mínima prevista é de 3ºC com risco de geada para cidades do sul do Estado, como Amambai, Ponta Porã, Sete Quedas e Mundo Novo, entre amanhã e segunda-feira. Em Corumbá, a mínima deve ser de 6ºC; em Campo Grande de 5ºC; e em Três Lagoas, 8ºC, sempre entre domingo e segunda.

Conforme o Inmet, pela série histórica, a menore temperatura registrada em Mato Grosso do Sul no mês de junho foi de -3ºC, ocorrendo em 1975, na cidade de Ponta Porã, em Aquidauana no ano de 1981 e no ano passado, em Rio Brilhante.

Na Capital, a série histórica mostra que a menor temperatura ocorreu em 9 de junho de 1975 com 0,6ºC. As demais mínimas foram de 1,7°C em 1985; 1,8°C em 1996; e 2,5°C nos anos de 1979 e 1994. 

Nos siga no