Meio Ambiente

Mais uma vez, Instituto emite alerta de baixa umidade para 53 cidades de MS

Umidade relativa do ar vem permanecendo baixa há semanas e deve ficar assim até final do inverno

Ana Paula Chuva | 25/07/2021 13:55
Na Capital dia começou com tempo fresco e umidade em 20%. (Foto: Paulo Francis)
Na Capital dia começou com tempo fresco e umidade em 20%. (Foto: Paulo Francis)

Por mais um dia, Mato Grosso do Sul está sob alerta de baixa umidade relativa do ar. São 53 cidades no aviso laranja do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) quem indica perigo para a tarde deste domingo (25). Na sexta-feira (23) o alerta era vermelho. 

O novo aviso é válido até às 18h de hoje. O Inmet recomenda ingerir bastante líquido, evitar atividades físicas durante o tempo seco e exposição ao sol nas horas mais quentes. Na última semana a Capital chegou a registrar umidade de 9%, índice comparado ao deserto.

Para hoje os valores ficam entre 20% e 12% em Campo Grande e mais 52 cidades do Estado. Os valores estão bem abaixo do ideal para a saúde humanada que, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), deve estar entre 50% e 60% .

 Onda de frio - Além a baixa umidade registrada no Estado nos últimos dias e prevista para todo o inverno, uma nova onda de frio está prevista para esta semana. A partir da quarta-feira (28) as temperaturas voltam a cair em MS e a mínima pode chegar aos 0°C. Segundo a Metsul, a expectativa é que as temperaturas sejam as mais baixas desse século - iniciado em 2001. 

Já o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), que pertence ao Governo Federal, faz projeção mais conservadora sobre o frio na próxima semana. O órgão aponta para mínimas na casa dos 3°C em Aral Moreira e 4ºC em Ponta Porã, além de 5°C em Iguatemi e Eldorado - as quatro cidades fica na porção meridional sul-mato-grossense. Na Capital a previsão é que a temperatura mínima fique em torno dos 8ºC na quarta. 


Nos siga no