Meio Ambiente

Instituto lança campanha para quem quer adotar um ninho de arara azul

Priscilla Peres | 18/08/2016 11:31
há 26 anos, projeto cuida da preservação da espécie. (Foto: Cezar Corrêa)
há 26 anos, projeto cuida da preservação da espécie. (Foto: Cezar Corrêa)

Está aberta a temporada de adoção de araras azuis, em Campo Grande. É neste momento, quando elas iniciam o período de reprodução que o Instituto Arara Azul inicia a campanha campanha Adote um Ninho, em busca de padrinhos para os animais.

Esta é a terceira edição da campanha, que busca recursos para subsidiar estudos e monitoramento de abrigos reprodutivos no Pantanal. Durante o período de reprodução, o padrinho pode acompanhar as novidades do ninho e do projeto, além de batizar sua ave ao nascimento, receber kit de boas vindas com foto exclusiva do ninho.

“O programa proporciona também a manutenção da biodiversidade do Pantanal, tanto para as araras-azuis como para várias outras espécies de aves que ocupam as mesmas cavidades”, explica Neiva Guedes, presidente do Instituto Arara Azul e pesquisadora dos programas de Mestrado e Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Uniderp.

Filhotes - De julho de 2015 a junho de 2016, a equipe do Instituto Arara Azul monitorou 151 ninhos, em onze propriedades rurais situadas em Miranda, Aquidauana, Jardim e Bonito, interior de Mato Grosso do Sul, e em Barão do Melgaço, no Pantanal de Mato Grosso.

O número de nascimentos das araras azuis foi menor que no ciclo anterior, mas está dentro da expectativa da pesquisadora. Dos 99 ovos encontrados nos ninhos monitorados, menos de 50% chegaram ao estágio final, ou seja, 49 filhotes de araras-azuis nasceram no último ciclo, em comparação com 52 aves no ciclo de 2014/2015.

Para apadrinhar um ninho, é necessário entrar em contato com o Instituto Arara Azul pelo telefone (67) 3222-1205 ou pelo e-mail contato@institutoararaazul.org.br.

Nos siga no