Meio Ambiente

Instituto lança campanha para manter brigada no Pantanal em 2022

Brigada Alto Pantanal foi criada em 2020 para atuar na Serra do Amolar, Parque Nacional e Parque Estadual

Aletheya Alves | 13/10/2021 12:45
Brigadistas em combate aos incêndios na região do alto Pantanal. (Foto: Divulgação)
Brigadistas em combate aos incêndios na região do alto Pantanal. (Foto: Divulgação)

Criada em 2020 pelo IHP (Instituto Homem Pantaneiro) para atuar contra incêndios, a Brigada Alto Pantanal lançou campanha para manter as ações durante 2022. Conforme o instituto, a organização atua na Serra do Amolar, Parque Nacional e Parque Estadual Encontro das Águas. 

Composta por brigadistas profissionais, a ação tem atuado na prevenção e manejo do fogo. Neste ano, desde janeiro, a brigada trabalhou na abertura de aceiros e trilhas, construção de ponte, abertura de áreas usadas como helipontos e criação de rotas de fugas.

De acordo com IHP, a brigada atendeu mais de 70 ribeirinhos e elaborou mapas de acessos e pontos de apoio. Sobre 2022, o presidente do instituto, Ângelo Rabelo, explicou que o objetivo é atuar no início dos incêndios, garantindo que as proporções não sejam intensas.

Para manter os serviços, o instituto está com campanha de doações abertas. O objetivo, conforme divulgado, é manter uma brigada permanente durante todo o ano. 

Entre as formas para realizar doações estão a transferência por PIX através da chave contato@brigadaaltopantanal.org.br e por transferência no Banco do Brasil -  Agência 0014-0, Conta 70312-5 Instituto Homem Pantaneiro - CNPJ 16.575.853/0001-91. Mais informações podem ser consultadas através do site brigadaaltopantanal.org.br. 

Nos siga no