Meio Ambiente

Incêndios são controlados, mas bombeiros continuam em alerta no Pantanal

Cerca de 30 hectares foram consumidos pelo fogo

Adriano Fernandes | 09/07/2020 21:09
Brigadista apagandos as chamas em um dos pontos de incêndio. (Foto: Diário Corumbaense)
Brigadista apagandos as chamas em um dos pontos de incêndio. (Foto: Diário Corumbaense)

O Corpo de Bombeiros controlou a maior parte dos incêndios que devastavam a vegetação na região pantaneira de Corumbá, desde a semana passada, mas ainda segue em estado de alerto. Nesta quinta-feira (09) uma equipe de combate a incêndios florestais, se concentrou em uma área que fica em frente ao Porto Geral de Corumbá, do outro lado do rio Paraguai.

Na área o foco perdeu a intensidade e está seguindo lentamente para uma região em que é feita a retirada de areia e argila por uma empresa da cidade. A equipe faz o monitoramento para que o fogo, não mude de direção e seja extinto antes de chegar ao local. Até então, cerca de 30 hectares foram consumidos, conforme o portal Diário Corumbaense. 

Segundo os bombeiros, o foco que ainda persiste tem queima subterrânea em vegetação sobreposta ou alagada, onde se registra mais presença de fumaça pela umidade da área. Essa fumaça chegou a encobrir Corumbá na segunda e na terça-feira.

Conforme apurado pelo site local, a suspeita é de que o fogo tenha sido criminoso, já que na área próxima ao incêndio, uma recente plantação de mandioca foi encontrada. A suspeita é de que os plantadores tenham iniciado o fogo para limpar a área. 

Na região do Jatobazinho, que era a mais atingida o incêndio florestal também foi controlado e não ameaça mais escola rural mantida pela Ong Acaia Pantanal em parceria com a Prefeitura de Corumbá. As equipes da linha de combate às chamas, devem retornar à Corumbá nesta sexta-feira (10).

Com sensação de alívio, o coronel Ângelo Rabelo, do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), disse que o fogo segue em outra direção. 

“Estamos finalizando os procedimentos do aceiro, a princípio o foco foi controlado, pelo menos nas proximidades da escola e com isso, vamos organizar para que brigadistas e a equipe dos bombeiros retornem para Corumbá. Isso porque  observamos que o fogo segue em direção a outras regiões. Mas, vamos manter esquema de prevenção para não ter surpresa com outros focos de incêndio que ameacem o patrimônio”, disse o coronel Ângelo Rabelo, do IHP ( Instituto Homem Pantaneiro).

Segundo Rabelo, possivelmente mais de 20 mil hectares foram consumidos pelo fogo na região do Jatobazinho. No local, ainda há pequenos focos que estão sob controle. Foram usados no combate ao incêndio na região do Pantanal de Corumbá, dois tratores, um como caminhão pipa, e outro que ajudou a fazer o aceiro.

Além disso, desde que o fogo começou, no último dia 30 de junho, seis brigadistas foram enviados rapidamente pelo IHP, para controlar as chamas. Bombeiros de Corumbá e Aquidauana também reforçaram a equipe que combateu o incêndio florestal.

Nos siga no