Meio Ambiente

Incêndio destrói Reserva Estadual Nascente do Segredo

Nadyenka Castro, Nicholas Vasconcelos e Luciana Brazil | 15/09/2012 14:12

Fogo começou na sexta-feira e, na tarde deste sábado, bombeiros pediram ajuda para controlar as chamas

Incêndio já destruiu 20 hectares do parque. Área de preservação é vizinha à residências. (Foto: Nicholas Vasconcelos)
Incêndio já destruiu 20 hectares do parque. Área de preservação é vizinha à residências. (Foto: Nicholas Vasconcelos)
Bombeiros, PMA e técnicos do Imasul estão no local. (Foto: Nicholas Vasconcelos)

Incêndio consome desde sexta-feira (14) a Reserva Estadual Nascente do Segredo, localizada no Jardim Presidente, em Campo Grande. Até o início da tarde deste sábado já tinham sido destruídos cerca de 20 hectares do total de 190 da área de preservação.

Na sexta-feira o Corpo de Bombeiros foi ao local e controlou as chamas. Na manhã deste sábado novos focos de incêndio apareceram e desde então pelo menos 17 militares tentam apagar as chamas.

Gestora do Parque, Ana Bergler conta que no ano passado o fogo acabou com 40% da reserva. Para ela, o incêndio de hoje pode ter acontecido porque alguém jogou alguma coisa no local e devido ao tempo seco e quente o fogo tenha se alatrado.

Vizinho da reserva há 20 anos, Antônio Aparecido Duarte diz que “é sempre a mesma coisa”, referindo-se ao fato de que quase todo ano há incêndio na área. Taisa Rosa, 16 anos, lembra que o incêndio começou ontem. “Hoje voltou de novo”, diz.

A Reserva Estadual Nascente do Segredo fica próxima à residências. Nenhuma foi atingida e ninguém ficou ferido.

Trabalham no combate às chamas Corpo de Bombeiros e a PMA (Polícia Militar Ambiental). Foi solicitada ajuda da Sanesul, Exército e da Aeronáutica com caminhões-pipa. Há pouco um caminhão-pipa da prefeitura estava no local ajudando no combate ao incêndio.

Nos siga no