Meio Ambiente

Incêndio destrói cerca de 30 km quadrados de fazenda em Corumbá

Fernando da Mata | 29/11/2011 11:51

Fumaça de incêndio na região de Porto Morrinho chegou a encobrir céu da cidade na segunda-feira (28)

Área queimada em Porto Morrinho (Foto: Divulgação/Prevfogo)
Área queimada em Porto Morrinho (Foto: Divulgação/Prevfogo)

O incêndio que atingiu a região de Porto Morrinho, município de Corumbá, destruiu cerca de 30 quilômetros quadrados, segundo a brigada municipal do Prevfogo do Ibama.

O chefe da brigada de Corumbá, Genaldo Carvalho de Oliveira, relatou ao Campo Grande News que o fogo não atingiu área de preservação ambiental, apenas de fazenda. O fogo na região já foi extinto, segundo Oliveira.

O Corpo de Bombeiros recebeu a informação da queimada na tarde de domingo (27) e acionou a brigada do Prevfogo, que mandou ao local um esquadrão com sete brigadistas.

Segundo Oliveira, até a noite de segunda-feira (28), outros brigadistas se revezaram no combate às chamas. Cada membro de brigada utilizou duas bombas costais com capacidade para 30 litros de água e um abafador para ajudar na extinção do foco.

O chefe da brigada municipal disse ainda que o incêndio não começou naturalmente. “Pelas fotos e pelo relatório, temos avaliação de que a área foi queimada pelo próprio fazendeiro e que ele perdeu controle do fogo”, afirmou Oliveira.

Nesta terça-feira (29), os brigadistas do Prevfogo se deslocaram para a região do Nabileque para combater outro foco de incêndio.

Cidade encoberta - A fumaça do incêndio na região chegou a encobrir o céu da cidade de Corumbá na segunda-feira (28). Durante a manhã, inclusive, o Aeroporto operou por instrumentos.

Focos na região - Dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) mostram que, de domingo (27) até hoje (29), foram registrados 26 focos de incêndio em Corumbá.

Nos siga no