Meio Ambiente

Incêndio atingiu 510 hectares de canavial em Chapadão do Sul

Marta Ferreira | 16/08/2011 17:55
Canavial em chamas na fazenda Campo Bom, em Chapadão do Sul. (Foto: Jovem Sul News)
Canavial em chamas na fazenda Campo Bom, em Chapadão do Sul. (Foto: Jovem Sul News)

O incêndio no canavial da Usina Porto das Águas, em Chapadão do Sul, ocorrido ontem e hoje, atingiu 510 hectares da plantação, o equivalente a 40% da área cultivada, de 1,2 mil hectares.

O fogo começou ontem e só hoje foi controlado, na fazenda Campo Bom, arrendada ao grupo Serradinho, dono de usinas em Goiás e Mato Grosso do Sul. O combate reuniu mais de 80 pessoas, entre funcionários da usina e bombeiros.

Foram usados veículos da empresa, da Prefeitura e dos bombeiros. O Corpo de Bombeiros de Chapadão do Sul informou que foram necessários mais de 500 mil litros para controlar os focos de incêndio no canavial.

O supervisor de colheita da usina, André Souza, informou que a cana vai ser reaproveitada que as perdas são pequenas. A empresa tem colheita mecanizada, na qual não é feita a queima do canavial para o corte, método comum até a chegada das máquinas.

Na região, também houve incêndio no canaval da usina ETH, em Costa Rica. O fogo foi combatido por mais de 150 pessoas, da brigada da própria empresa. A área atingida não foi informada.

Só ontem, Mato Grosso do Sul teve 93 focos de incêndios florestais, o maior número registrado em um dia só neste ano.

Veja abaixo as imagens do incêndio, em vídeo feito pelo site Jovem Sul News

Nos siga no