Meio Ambiente

Homem que mantinha rinha com 44 galos é multado em R$ 23 mil

Alguns animais apresentavam diversos ferimentos na crista e mutilados, com as esporas cortadas

Viviane Oliveira | 26/04/2021 11:38
Animais viviam em gaiolas de madeira e de ferro, algumas extremamente apertadas (Foto: divulgação / PMA)
Animais viviam em gaiolas de madeira e de ferro, algumas extremamente apertadas (Foto: divulgação / PMA)

Homem de 51 anos, que não teve o nome divulgado, proprietário de uma rinha com 44 galos, foi multado em R$ 23 mil por maus-tratos e criação ilegal de pássaros. O flagrante aconteceu neste domingo (25), no Bairro Danúbio Azul, em Campo Grande. 

Os animais eram mantidos em gaiolas de madeira e de ferro, algumas extremamente apertadas, principalmente as de madeira, com restrição de movimentos, privação de luz solar e circulação aérea inadequada, situação que caracteriza maus-tratos. 

Questionado, o dono da casa disse que apenas criava as aves e exportava os animais para serem usados em rinhas na Bolívia. Porém, os policiais encontraram no local estrutura de treinamento das aves como por exemplo esporas, biqueiras artificiais, gaiolas, seringas e remédios para tratamento dos ferimentos dos galos.

Galo com as esporas cortadas (Foto: divulgação / PMA)

Além disso, havia uma arena, onde eram treinados os animais para as brigas em rinhas. O material foi apreendido, além de 44 galos domésticos. Alguns animais apresentavam diversos ferimentos na crista e mutilados, com as esporas cortadas.

O proprietário ainda mantinha em cativeiro ilegalmente dois pássaros silvestres da espécie curió em duas gaiolas, que também foram apreendidos e levados ao Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres).

Seringas e remédios usados para tratamento dos ferimentos dos galos (Foto: dviulgação / PMA)


Nos siga no