Meio Ambiente

Grupo percorre 80 km de caiaque na “Rota das Monções” no fim de semana

Encontro de remadores tem por objetivo divulgar as belezas naturais do norte de MS e alertar para riscos com o assoreamento e desmatamento

Humberto Marques | 17/05/2018 15:57
Grupo espera reunir 16 remadores neste fim de semana em Coxim. (Foto: Arquivo pessoal/Reprodução)
Grupo espera reunir 16 remadores neste fim de semana em Coxim. (Foto: Arquivo pessoal/Reprodução)

Será realizada neste fim de semana a primeira expedição de “remadores” de Coxim –a 260 km de Campo Grande–, que reunirá um grupo de amigos e profissionais liberais com o objetivo de divulgar as belezas naturais da região norte do Estado. O passeio “Remo Rota das Monções” será realizado entre os dias 19 e 20 –sábado e domingo–, envolvendo a descida do rio Coxim, percorrendo mais de 80 quilômetros.

A intenção do grupo, conforme destacou o Edição de Notícias, faz parte de um trabalho de divulgação, exploração e contemplação das belezas do rio Coxim, fomentando o potencial turístico regional. Ele teve início em agosto de 2016, por meio de um grupo em rede social interessado em explorar o ecoturismo local, bem como alertar para o assoreamento e desmatamento nos rios da região norte.

A partir dos primeiros contatos, o grupo começou a realizar passeios contemplativos chegando a locais como a Cachoeira das Palmeiras, rio Taquari Mirim, Silviolândia e Cachoeira do Quatro Pé.

A expedição partirá sábado da ponte da Matinha, sobre o rio Coxim, na MS-142 (ligação a Jauru). O grupo deve chegar à Ponte Velha em Coxim no dia seguinte, por volta das 17h. Até o momento, 16 caiaqueiros confirmaram participação –14 deles de Coxim e dois de Campo Grande.

APA – A APA (Área de Proteção Ambiental) Rio Cênico Rota Monçoeiras/Rio Coxim foi criada em 2000, estendendo-se por 15,4 mil hectares entre os municípios de São Gabriel do Oeste, Camapuã, Rio Verde de Mato Grosso e Coxim. Ela foi criada para proteger o conjunto paisagístico, ecológico e cultural da região.

A rota Rio Cênico se estende por 250 quilômetros, ladeada de belezas naturais e entre corredores pré-históricos que ligam a planície pantaneira ao centro do Brasil. Nela, há sítios arqueológicos com pinturas rupestres e petróglifos com cerca de 10 mil anos.

Nos siga no