Meio Ambiente

Grupo pedala do Universitário até Lagoa para comemorar dia da árvore

Viviane Oliveira | 19/09/2014 07:47
Lagoa Itatiaia, um dos cartões postais, de Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio)
Lagoa Itatiaia, um dos cartões postais, de Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio)

No dia da árvore, comemorado no próximo domingo (21), um grupo de ciclista vai pedalar do Bairro Universitário até a Lagoa Itatiaia, no Tiradentes, em Campo Grande. No local terá apresentação cultural sobre Meio Ambiente.

A ação será realizada pelo vereador Eduardo Romero (PT do B), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Campo Grande. A mobilização será, mais uma vez, para alertar sobre a saúde das árvores na cidade.

No ano passado, um levantamento do pesquisador Miguel Milano apontou que a cidade tem aproximadamente 20 mil árvores doentes que precisam ser tratadas ou substituídas, sob o risco de queda ou proliferar doença para outras árvores. De lá para cá muitas quedas correram e árvores removidas, mas o problema continua.

Para o domingo, foi escolhida como árvore representativa da ação um pé da espécie Tarumã que fica próximo à Lagoa Itatiaia. A árvore é um símbolo de resistência do local. A árvore foi queimada e o tronco está parcialmente comprometido, mas continua lutando para se manter viva.

Além de medida para salvar o pé de Tarumã, a ação também chama a atenção para as condições que se encontra a Lagoa Itatiaia: várias lixeiras estão quebradas e precisando ser substituídas, falta de placas educativas, acúmulo de lixo dentro da lagoa, a escultura do peixe cará precisa de restauração.

Confira a programação: 8h - concentração de grupo ciclístico Rua Elvira Matos de Oliveira, 927, Bairro Universitário.

8h15 - saída para a Lagoa seguindo a ciclovia do Complexo Bálsamo, nova avenida margeando os trilhos e Avenida Três Barras.

9h - encontro com outros ciclistas e outros grupos como colecionadores de carros, moradores da região, no pé de Tarumã. Volta simbólica na lagoa com ciclistas a frente dos carros.

9h30 - Apresentação cultural sobre Meio Ambiente com o Grupo Arte Educação Eduardo Romero.

10h30 - previsão de término da ação e retorno dos ciclistas ao bairro Universitário.

Nos siga no