Meio Ambiente

Fumaça de queimadas no Pantanal encobre Capital nesta manhã

Segundo o meteorologista da Uniderp, Natálio Abrahão, a situação só vai melhorar quando chuva bem volumosa atingir o Estado

Viviane Oliveira | 17/09/2020 07:11
Cidade amanheceu enfumaçada, consequência das queimadas no Pantanal (Foto: Henrique kawaminami)
Cidade amanheceu enfumaçada, consequência das queimadas no Pantanal (Foto: Henrique kawaminami)

Campo Grande amanheceu nesta quinta-feira (17) encoberta por fumaça, consequência das queimadas registradas no Pantanal e do ar seco causado pelos 28 dias sem chuvas na Capital sul-mato-grossense. Segundo o meteorologista da Uniderp,  Natálio Abrahão, a situação só vai melhorar quando chuva bem volumosa atingir o Estado. 

O Pantanal já teve 2,9 milhões de hectares consumidos pelo fogo desde o início de 2020. De acordo com o Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais), a área corresponde a quase 20% de todo o bioma, nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.  Do total de área queimada, entre 1º de janeiro e 13 de setembro, 1,742 milhões estão no estado vizinho, enquanto a área que abrange os municípios de Corumbá e Aquidauana teve 1,165 milhões. 

Amanhecer visto da região central da capital sul-mato-grossense (Foto: Henrique Kawaminami)

Previsão - Há expectativa de chuva apenas para a região sul nesta quinta-feira (17). Em Dourados, por exemplo, há chances de pancadas chuva no período da tarde e noite. Mesmo assim, a umidade relativa do ar continuará baixa em todas as regiões do Estado com índices variando entre 15% a 55%, longe do ideal.  

Em Mato Grosso do Sul, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), o retorno das chuvas serão gradativas com a chegada de uma frente fria que atuará no Uruguai e avançará no sábado (18) trazendo condições de chuva para a região sul (Dourados, Ponta Porã, Rio Brilhante e Fátima do Sul).

De outro ângulo, é possível ver fumaça "embaçando" prédios atrás do Aquário do Pantanal (Foto: Henrique Kawaminami)


Nos siga no