Meio Ambiente

Frente fria traz chuva de volta ao MS a partir desta sexta-feira

Inmet alerta para chuvas intensas e rajadas de vento em 35 cidades da região sul, sudoeste, leste e pantanal

Ana Oshiro | 16/07/2021 06:07
Amanhecer em Campo Grande, visto pela av. Ministro João Arinos (Foto: Henrique Kawaminami)
Amanhecer em Campo Grande, visto pela av. Ministro João Arinos (Foto: Henrique Kawaminami)

Nesta sexta-feira (16) o tempo fica instável com muitas nuvens, especialmente na região sudoeste e leste onde há chance de chuva. A mínima no Estado foi de 13ºC na região sul, e os termômetros podem chegar aos 31°C no centro-norte e leste do Estado.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta para chuvas intensas de até 50mm, e rajadas de vento de até 60km/h para as regiões sul, sudoeste, leste e pantanal sul-mato-grossense, englobando 35 cidades. O aviso meteorológico começou às 23h desta quinta-feira (15) e tem validade até às 23h59 de hoje.

Capital amanheceu com névoa seca (Foto: Henrique Kawaminami)

Na capital o dia amanheceu com névoa seca em grande parte da cidade, a previsão é que ela dissipe ao longo da manhã. A névoa seca é uma massa de ar misturada com partículas de poluição e deixa o horizonte opaco, embaçado. É muito comum durante o inverno, por causa da baixa umidade relativa do ar.

Em Campo Grande o sol aparece entre muitas nuvens durante toda a sexta-feira, mas ainda não chove na Capital, de acordo com o Inmet. A temperatura pode chegar aos 28°C durante à tarde.

Com a chuva na região sul, trazida pela frente fria que se aproxima, a qualidade do ar melhora um pouco em grande parte do Estado, exceto no centro-norte onde os níveis ainda podem ficar em 20% durante a tarde.

Frio e chuva - O avanço da frente fria começa a mudar as condições do tempo em Mato Grosso do Sul neste final de semana e além da chance de chuva traz de novo o clima de inverno ao Estado. 

De acordo com a meteorologista do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), Valesca Fernandes, existe a probabilidade de chuva entre hoje e domingo (18) para as regiões sudoeste e pantanal. 

Pessoa de casaco, no centro de Campo Grande, no final de junho (Foto: Marcos Maluf)

Para Campo Grande, as previsões indicam que haverá aumento de nebulosidade, e existe a chance de pancadas de chuva que podem ocorrer de forma bem isolada durante o sábado e domingo.

Com relação ao frio, as temperaturas começam a cair a partir de domingo (18). As diferenças serão sentidas tanto nas mínimas quanto nas máximas. Os modelos meteorológicos indicam que os dias mais frios serão na segunda-feira e manhã de terça-feira da próxima semana que pode ter mínimas entre 4°C e 7°C no centro-sul do Estado.

Nos siga no