Meio Ambiente

Fogo perto do Forte Coimbra queima cerca de 2,5 mil hectares

Ao todo, oito bombeiros da temporada de incêndio florestal trabalharam no controle das chamas

Gabriel de Matos | 09/08/2023 17:09
Loading video

Incêndio florestal atingiu área próxima ao Forte Coimbra, em Corumbá, no começo desta semana. O fogo foi controlado nessa terça-feira (8) e a área atingida foi de 2,5 mil hectares. Oito bombeiros da temporada de incêndios florestais foram acionados. Imagens aéreas capturadas em avião mostram a destruição.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Corumbá, o fogo terminou por si só porque atingiu área já queimada. No mês de julho, o território foi queimado. As equipes de combate usaram água, sopradores, apagadores e enxadas. 

O mês de agosto é período crítico para incêndios no Pantanal. A estação de inverno é seca e só registrou até o momento, desde o dia 21 de junho, um dia com chuva de 12 milímetros no dia 13 de julho. 

No entanto, de acordo com o tenente do Corpo de Bombeiros, Silvanei Barbosa Coelho, a situação neste ano é melhor em relação aos anos anteriores. "A cada ano aprendemos com os erros e dificuldades passadas e tentamos melhorar na estratégia: investir em prevenção, monitoramento, formação de brigadas voluntárias e privadas, e investimento em capacitação e equipamentos para o combate", explicou.

Nesta quarta-feira (9), o município distante a 428 km de Campo Grande está com alerta laranja (perigo) de umidade relativa do ar e pode ter índices entre 20% e 12%. O risco é alto para incêndios florestais e à saúde. 

Fogo perto do Forte Coimbra queima cerca de 2,5 mil hectares
Bombeiros controlando incêndio com sopradores (Foto: Corpo de Bombeiros)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News

Nos siga no
Veja Mais