Meio Ambiente

Fogo consome 8,8 mil hectares de vegetação no Parque do Rio Taquari

Governo do Estado montou força-tarefa para combater as chamas na região

Eduarda Victória | 12/09/2020 15:50
Aeronave despeja água para conter chama em Alcinópolis (Foto: Marcos Antônio dos Reis)
Aeronave despeja água para conter chama em Alcinópolis (Foto: Marcos Antônio dos Reis)

Força-tarefa do governo do Estado está atuando no combate aos incêndios florestais que atingem o Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari e propriedades de Alcinópolis e Costa Rica.

Até a noite desta sexta-feira (10), já haviam sido destruídos pelos incêndios mais de 8,8 mil hectares, equivalente a 12 campos de futebol.

A ação é desenvolvido com equipes da Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Imasul (Instituto de Meio Ambiente), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil. A força-tarefa consiste na construção aceiros, preparação do terreno para conter as chamas.

O fogo começou em Mato Grosso e atingiu a região norte da Unidade de Conservação administrada pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) na quarta-feira (9).  

Segundo André Borges, diretor-presidente do Imasul, o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) disponibilizou brigadistas que estavam combatendo no Parque Nacional das Emas. São duas equipes com oito brigadistas no total. A Sanesul também disponibilizou um caminhão-pipa para auxiliar no combate ao fogo.

“O fogo está concentrado nas regiões dos morros e furnas, o que dificulta o combate direto das equipes em terra. Solicitamos o apoio ao CMO para que o batalhão do Exército em Coxim auxilie no combate”, informou André Borges.

Nos siga no