Meio Ambiente

Feridos pelo fogo, veado, aves e catetos estão em tratamento na Capital

Os animais estão em observação e aguardando exames no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres

Viviane Oliveira | 17/09/2020 08:25
Feridos pelo fogo, veado, aves e catetos estão em tratamento na Capital
Veado com fratura na pata recebe atendimento no Cras  (Foto: Diogo Borges) 

Resgatados nas regiões de queimadas, três animais chegaram nesta quarta-feira (16) a Campo Grande: um veado e duas aves (um filhote de Jandaia Estrela e um gavião-asa-de-telha). Eles estão no Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres). 

Dois filhotes de catetos resgatados pela PMA (Polícia Militar Ambiental) em Costa Rica também foram levados para o centro. Os animais estão em observação e aguardando exames, conforme a coordenadora Aline Duarte. “Apesar da lesão na pata, o veado está com estado geral bom. Os outros também”, explicou. 

O filhote de veado está com  fratura em uma das patas, que foi imobilizada. Ele foi resgatado em Figueirão e atendido inicialmente por uma veterinária de Alcinópolis, que encaminhou o animal. A Jandaia Estrela também veio de Alcinópolis e o gavião foi resgatado na região de Rochedinho. Os primeiros bichos socorridos no início da semana foram um cervo, um preá e uma anta. 

Feridos pelo fogo, veado, aves e catetos estão em tratamento na Capital
Filhote de Jandaia-estrela foi resgatada em Alcinópolis (Foto: Diogo Borges)

Cras móvel -  Desde segunda-feira (14) animais silvestres atingidos pelo fogo começaram a ser atendidos por estruturas móveis montadas nas regiões mais críticas de Mato Grosso do Sul. Em razão do avanço dos focos de incêndio no Pantanal, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) decretou situação de emergência. 

O veículo adaptado atende animais do Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari e região, nos municípios de Alcinópolis e Costa Rica. A unidade está equipada com medicamentos e equipamentos para realização de exames e conta com um médico veterinário do Cras para atendimento ambulatorial de emergência. 


Nos siga no
Veja Mais