Meio Ambiente

Famosos adotam ninhos para ajudar na preservação de araras-azuis

Liana Feitosa | 19/11/2014 22:35
"Além de captar recursos, a ideia é, também, atrair a atenção das pessoas usando a imagem da arara-azul", explica pesquisadora. (Foto: Luciano Candisani)
"Além de captar recursos, a ideia é, também, atrair a atenção das pessoas usando a imagem da arara-azul", explica pesquisadora. (Foto: Luciano Candisani)

Padrinhos da campanha "Adote um Ninho" foram apresentados hoje pelo Instituto Arara Azul. São celebridades, empresários e pessoas interessadas em preservar a natureza que, durante pelo menos um ano, auxiliarão na manutenção de ninhos de araras-azuis naturais e artificiais. Os padrinhos foram homenageados hoje (19) em evento no Yotedy Lounge, em Campo Grande.

Para biólogas Eliza e Neiva, campanha auxilia na preservação de ave símbolo de Mato Grosso do Sul. (Foto: Liana Feitosa)

A iniciativa tem o objetivo de fortalecer o Projeto Arara Azul no Pantanal e ampliar a capacidade de desenvolvimento de pesquisas e monitoramento de ninhos. Antes da apresentação dos padrinhos, o instituto procurou parceiros por meio de um trabalho direcionado. "A intensão era conseguir apadrinhar 30 ninhos. No entanto, antes mesmo de a campanha se tornar pública, 45 ninhos já haviam sido adotados", conta a bióloga Eliza Mense, responsável pela campanha.

Para auxiliar no desenvolvimento do trabalho de preservação dessas aves, empresas como a Fundação Toyota do Brasil, Bradesco Capitalização, Universidade Anhanguera Uniderp e Refúgio Ecológico Caiman oferecem patrocínio e apoio ao projeto.

Padrinhos famosos - A iniciativa conta, também, com padrinhos famosos, como o cartunista Ziraldo, os cantores Luan Santana, Gabriel Sater, Michel Teló e Chitãozinho e Xororó, além de empresários que foram apresentados à sociedade hoje.  

Chitãozino e Xororó estão entre famosos que adotaram ninho de arara. (Foto: Divulgação)

As doações, que podem ser feitas por pessoas físicas ou jurídicas, dá apoio à manutenção da biodiversidade do Pantanal, tanto das araras-azuis, como outras espécies de animais que ocupam os mesmos espaços utilizados pelas aves.

De acordo com a pesquisadora Neiva Guedes, idealizadora do projeto Arara Azul, que deu origem ao instituto, contar com o apoio de empresários e personalidades fortalece o projeto e apresenta o Pantanal para outras regiões brasileiras.

Repercussão - "A repercussão que alcançamos com padrinhos famosos agrega valor ao instituto e à campanha, gerando aproximação de outras pessoas que não conheceriam nosso projeto e necessidades se não fossem esses padrinhos", explica Neiva.

"Além de captar recursos, a ideia é, também, atrair a atenção das pessoas usando a imagem da arara-azul. Ela é bonita, carismática, atraente e, com a ajuda dela, podemos conquistar recursos para ajudar outras espécies, outros animais", amplia a pesquisadora. Atualmente, o instituto monitora até 150 ninhos todos os anos.

Para potencializar a capacidade de atendimento, preservação e o desenvolvimento de pesquisas, o instituto continua de portas abertas para novos padrinhos. Outras informações e contatos do instituto podem ser encontrados no site: http://www.projetoararaazul.org.br/.

Almir Sater está entre os padrinhos da campanha. (Foto: Divulgação)
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