Meio Ambiente

Enquete indaga leitor sobre lei contra pesca predatória em MS

Marta Ferreira | 21/03/2011 15:59

Depois de uma série de matérias a respeito da polêmica sobre a pesca predatória em Mato Grosso do Sul, o Campo Grande News

esta semana quer saber o que pensa o leitor a respeito do assunto.

A consulta já tradicional que o jornal faz sobre os assuntos que mais mobilizam a sociedade, a enquete da semana, desta vez indaga a opinião dos leitores sobre uma das propostas mais comentadas nas reportagens veiculadas sobre o assunto, a proibição da pesca pesca comercial e permissão apenas do sistema perque e solte nos rios estaduais.

Defendido pelos ambientalistas, o sistema pesque e solte é apontado como a melhor forma de garantir o repovoamento dos rios e de atrair turistas interessados, principalmente os que se preocupam em visitar locais onde o preservacionismo é levado a sério.

Os defensores dessa proposta afirmam que, em substituição à pesca comercial, deveria existir um programa de incentivo à criação de peixes, como existe em outros países, onde o pescado de água doce raramente vem do extrativismo e sim dos criadouros.

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) defende essa ideia e deve encaminhar à Assembleia um pedido para que seja discutida uma nova lei da pesca no Estado.

Hoje, a lei em vigor é contestada na Justiça, e tem itens que estão suspensos por decisão judicial, por serem considerados predatórios. Entre eles, estão o trecho da lei que permite o uso de anzol de galho e joão-bobo, petrechos que permitem uma retirada maior de peixes nos rios e por isso são considerados agressivos ao meio ambiente.

Para responder, basta acessar a homepage do site.

Nos siga no Google Notícias