Meio Ambiente

Em um ano, PMA resgatou mais de 500 pássaros e aplicou multa de R$ 290 mil

Em relação ao tráfico, a época mais preocupante vai de agosto a dezembro, período reprodutivo dos papagaios

Viviane Oliveira | 20/02/2018 12:10
Aves, pelo menos a maioria, são levadas para o Estado de São Paulo (Foto: divulgação/PMA)
Aves, pelo menos a maioria, são levadas para o Estado de São Paulo (Foto: divulgação/PMA)
Papagaios apreendidos com traficantes (Foto: divulgação/PMA)

No ano passado, 521 aves - sendo a maioria papagaios - foram apreendidas com traficantes em Mato Grosso do Sul. Se comparados com mesmo período de 2016, quando foram contabilizadas 469 apreensões, houve aumento de 11%. 

Conforme a PMA (Polícia Militar Ambiental), o tráfico de animais silvestres é considerado a terceira atividade criminosa mais rentável, perdendo apenas para os tráficos de drogas e de armas. A ave mais procurada no Estado é o papagaio. Em 2017, foram aplicados R$ 290 mil em multas a traficantes. 

Em relação ao tráfico, a época mais preocupante vai de agosto a dezembro, período reprodutivo dos papagaios. Segundo a Polícia Ambiental, nesses meses são realizados trabalhos nas propriedades rurais para evitar a retirada dos animais e aliciamentos de funcionários rurais e assentados pelos traficantes. Barreiras também são realizadas nas saídas para São Paulo. Estado para onde vão os papagaios traficados.

Os municípios mais visados e que têm ninhos monitorados são: Jateí, Batayporã, Bataguassu, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul, Anaurilândia, Santa Rita do Pardo, Nova Andradina e Brasilândia, além de Naviraí e Mundo Novo.

Mato Grosso do Sul também é rota para o tráfico de canários peruanos. Levados para a região nordeste e norte de Minas Gerais, esses animais entram no Brasil, trazidos por peruanos, bolivianos e brasileiros. A primeira apreensão registrada foi há 18 anos, quando 400 canários eram levados para Brasília no porta-malas de um veículo.

Os canários peruanos também são cruzados em cativeiro com a ave brasileira, situação que coloca em risco a espécie. No ano de 2015, cinco canários foram apreendidos em Corumbá, sendo criados em cativeiro. Com relação a essas aves, em 2017 não houve nenhuma apreensão, porém, foram apreendidos 280 animais em 2016. Normalmente as apreensões dessas aves são em grandes quantidades.

Nos siga no