Meio Ambiente

Em plena primavera, frente fria castiga MS com mínimas de 8ºC e 13ºC

Inmet prevê chegada de massa de ar frio na noite de amanhã; menores temperaturas do mês serão registradas no sábado

Amanda Bogo | 16/11/2016 16:49
Nuvens encobrem o céu de Campo Grande na tarde desta quarta-feira; previsão é de mudança no tempo nos próximos dias (Foto: Alcides Neto )
Nuvens encobrem o céu de Campo Grande na tarde desta quarta-feira; previsão é de mudança no tempo nos próximos dias (Foto: Alcides Neto )
Jardim na Praça Ary Coelho, no centro da Capital; dia mais friozinho chega em meio à estação das flores (Foto: Marcos Ermínio)

Em plena primavera, a estação mais quente do ano, uma massa de ar frio chega à Mato Grosso do Sul na quinta-feira (17), fazendo com que as temperaturas caiam no Estado, principalmente durante o fim de semana. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a mínima será de 8ºC em cidade do extremo sul do Estado e de 13ºC na Capital no sábado (19), caracterizando a manhã mais fria de novembro.

Ainda conforme o instituto, nesta quinta-feira (17), pancadas de chuva atingem principalmente o centro-norte de Mato Grosso do Sul, mas de forma isolada. A partir de amanhã à noite, as temperaturas entram em declínio, de forma mais acentuada na região sul, por onde chegará a massa de ar frio. A mínima será de 18ºC e a máxima de 34ºC no Estado.

Na sexta-feira (18), os ventos ganham força, fazendo cair ainda mais as temperaturas. As chuvas cessam, tendo apenas possibilidade de ocorrerem no extremo norte e nordeste. Os termômetros oscilam entre 12ºC e 30ºC.

A manhã mais fria do mês de novembro está prevista para o sábado. Porém, o frio não deverá permanecer durante todo o dia, já que o predomínio de sol fará com que as temperaturas se elevem e os ventos percam intensidade, e a máxima chegue a 34ºC, ainda segundo o boletim meteorológico do Inmet.

Para domingo, o esperado são temperaturas em elevação e discreto aumento de nebulosidade,
com pequena chance de chuva no norte e nordeste à tarde. Os termômetros marcam mínima de 11ºC e máxima de 34ºC.

Primavera - Contrariando o senso comum, a primavera, e não o verão, é a estação em que os termômetros registram as mais altas temperaturas, de acordo com o meteorologista Natálio Abrahão, da Uniderp. Porém o mês mais quente, outubro, já ficou para trás.

Nos siga no