Meio Ambiente

Dourados tem madrugada com chuva de 45 mm e vento de 32 km/hora

Volume de chuva acumulado no mês supera os 145 mm e já é o triplo da média de agosto

Helio de Freitas, de Dourados | 18/08/2022 07:15
Chuva continua na manhã desta quinta-feira em Dourados; só hoje são 45 mm (Foto: Adilson Domingos)
Chuva continua na manhã desta quinta-feira em Dourados; só hoje são 45 mm (Foto: Adilson Domingos)

Nas últimas sete horas, choveu a mesma quantidade esperada para todo o mês de agosto em Dourados, a 233 km de Campo Grande. A chuva começou ainda na noite de ontem (17), mas foi na madrugada que o temporal se tornou mais intenso, com trovoada e ventos de até 32 quilômetros por hora. Ainda não há ocorrência de estragos.

Segundo o Guia Clima, serviço de meteorologia da Embrapa Agropecuária Oeste, de 0h desta quinta-feira até 7h, foram 46,9 milímetros. O acumulado de agosto é de 145 milímetros – três vezes a média histórica do mês, que é de 48 milímetros.

Chove em Rio Brilhante, a 161 km da Capital, onde a Embrapa também mantém estação agrometeorológica. São 40 milímetros nas últimas 24 horas – 14,4 dos quais nesta quinta-feira.

A chuva também continua em toda a região de fronteira com o Paraguai. Em Amambai, a 360 km de Campo Grande, chove sem parar desde 21h de ontem. Também chove em Ponta Porã, onde a temperatura estava em 13 graus durante a madrugada.

Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a chuva deve continuar em toda a região sul até o início da tarde. Em Dourados, a temperatura começa a cair no início da noite, com previsão de 14 graus às 18h. À meia-noite, a temperatura deve estar em 10 graus, caindo gradativamente durante a madrugada até atingir 7 graus às 6h.

Outros serviços de meteorologia, como o Meteoblue e o Climatempo, preveem frio ainda mais intenso na região, com mínimas chegando a 2 graus e risco de geada de intensidade moderada.

O Inmet renovou os alertas de tempestade e de acumulado de chuva, com perigo potencial para Mato Grosso do Sul. Há previsão de precipitação de até 100 mm no dia, ventos intensos (de 60 a 100 km/h), queda de granizo, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, transbordamentos de rios e de alagamentos.

Nos siga no