Meio Ambiente

Depois de pesquisar cinco áreas, Projeto Biomas chega ao Pantanal

Nyelder Rodrigues | 12/10/2012 18:06

Após estudos em cinco biomas brasileiros, o Projeto Biomas, desenvolvido pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), chega ao Pantanal, único que ainda faltava.

Os estudos que já estão em andamento na Mata Atlântica, Pampa, Amazônia, Caatinga e Cerrado, agora vai selecionar a área do Pantanal que será pesquisada.

Desde o dia 30 de setembro, pesquisadores da Embrapa estão no Pantanal, usando critérios de seleção como solo e vegetação. As pesquisas são feitas com árvores que, mais tarde, resultarão em alternativas de produção sustentáveis repassadas aos produtores.

O Projeto Biomas, que teve início em 2010, pretende desenvolver pesquisas em nove anos, envolvendo mais de 240 profissionais em busca de alternativas para ampliar o uso das árvores nas propriedades rurais brasileiras para diversificar os sistemas produtivos com ganhos, econômicos, ambientais e sociais.

Dividido em cinco fases, o projeto começa pela preparação, onde são firmadas parcerias e também discutidas questões de infra-estrutura e logística. Depois, vem a seleção e caracterização, identificação das áreas de cada bioma que receberão o projeto.

Na sequência, vem a fase de pesquisa, quando o projeto realmente vai a campo, dando seguimento a  extensão, fase em que se apresenta este resultado em outras propriedades rurais.

Por fim, será feita a capacitação, que será realizada no Pantanal, por meio do Senar-MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), assim, tudo o que foi pesquisado pode ser repassado aos produtores rurais da região.

Nos siga no Google Notícias