Meio Ambiente

Delcídio defende revitalização do rio Taquari, durante evento no Ibama

Bruno Chaves | 29/04/2014 16:18
Senador (ao meio) com representantes do Ibama (Foto: Divulgação/Assessoria)
Senador (ao meio) com representantes do Ibama (Foto: Divulgação/Assessoria)

Avaliando a situação ambiental do Rio Taquari como “pesadelo”, o senador Delcídio do Amaral (PT) defendeu, durante a inauguração da nova sede da Superintendência do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), em Campo Grande, a elaboração de um plano de recuperação para o rio que fica em Coxim – a 260 quilômetros de Campo Grande.

Para Delcídio, a participação do Ibama é fundamental, pois o órgão é protagonista, há vários anos, “do maior desastre ambiental do Brasil”. “A situação do Taquari é um problema incomparável que precisa ser tratado com prioridade. Temos que acelerar as ações de recuperação na região do Planalto, onde está a origem do problema e onde o Ibama tem um papel extremamente importante, que é o monitoramento da vegetação nas nascentes e das matas ciliares”, disse.

O petista ainda lembrou que as matas têm papel fundamental na preservação dos rios, já que elas evitam o assoreamento. No caso do Taquari, que a degradação se amplie.

Rio Paraguai – Ainda durante a inauguração da nova sede do Ibama, que fica no Jardim dos Estados, na Capital, o senador discutiu a necessidade de intervenções no Rio Paraguai, para que a navegabilidade das balsas que transportam minério produzido em Corumbá seja garantida.

“Temos que aliar o desejo de promover o crescimento econômico e o aumento do número de empregos com a preservação do meio ambiente. O desenvolvimento sustentável é a saída para que tenhamos um país melhor, mais humano e mais justo”, comentou o senador com a assessoria de imprensa.

Também participaram do evento o presidente do Ibama, Wolney Zanardi Jr., o superintendente do órgão em Mato Grosso do Sul , Márcio Yule, o deputado estadual e ex-superintendente do Ibama, Amarildo Cruz, o prefeito de Rio Verde, Mário Kruger, o superintendente do Ministério da Pesca, Luiz Figueiró, além de Edmundo Soares do Nascimento e Luciano Evaristo de Menezes, membros da diretoria nacional do Ibama.

Nos siga no