Meio Ambiente

Dada como morta após incêndio, tarumã "revive" em florada exuberante

A espécime fica na Lagoa Itatiaia e é considerada uma dádiva na manhã dos moradores que caminham no local

Bruna Marques e Laiane Paixão | 25/09/2020 12:40
A espécie tarumã tem florada roxa que ao cair forma um belissimo "tapete". Foto: (Henrique Kawaminami)
A espécie tarumã tem florada roxa que ao cair forma um belissimo "tapete". Foto: (Henrique Kawaminami)

Com cerca de 8 metros de altura e galhos extensos, o tarumã se destaca entre demais árvores da Lagoa Itatiaia, no bairro Tiradentes em Campo Grande. A florada revela beleza mas basta olhar para o tronco cheio de “cicatrizes” para perceber que ela carrega história, e é de resistência.

Moradora na região há 20 anos, Lúcia de Lima Nunes (62), conta que em 2016 a árvore sofria com cupins e na tentativa de salvá-la, os vizinhos colocaram uma espuma com remédio no tronco oco, mas na madrugada vândalos atearam fogo que se alastrou rapidamente e quase destruiu a espécime. A dona de casa se lembra bem do dia em que foi caminhar e avistou a cena. 

Eu acionei os guardas municipais e outros moradores, pegamos uma mangueira do vizinho e até baldes com água da lagoa usamos para apagar o fogo”, conta a moradora.

Tronco ainda guarda marcas do incêndio. Foto: (Henrique Kawaminami)

O tarumã ficou destruído e foi dado como morto, mas por ser uma espécie nativa do  e gostar de locais úmidos, a árvore ficou ali quietinha ao lado da Lagoa se recuperando. 

Ambientalistas também ajudaram no tratamento e quando ninguém mais “botava fé”, ela surpreendeu a todas com uma bela florada. “Fiquei feliz de ver ela reviver, não queria que ela morresse. Eles conseguiram salvara a árvore que é uma das mais bonitas da região”, se alegra Lucia.

A primavera recém chegou e a árvore já colore o local, dá vida. Sem ela a Lagoa seria mais sem graça, testemunha a professora aposentada Marta Lima Teixeira (72), que tem como hábito praticar exercícios toda manhã na Lagoa Itatiaia. 

Essa árvore faz parte disso aqui, pra mim aqui é um paraíso, ela é a única árvore que tem cor aqui na lagoa e ela representa paz, parece que estamos em outro mundo”, revela a aposentada.

Árvore se destaca entre as outras e da cor a Lagoa Itatiaia. Foto: (Henrique Kawaminami)

O tronco e os galhos cheios de marcas,não relatam apenas a superação, mas também carregam vida ao abrigar ninhos de passarinhos e flores roxas que ao caírem no chão formam um lindo tapete. Uma verdadeira dádiva para a aposentada e frequentadora do local Analice Brunelle D’Ávila (65). 

“Ela representa vida, somos abençoadas de ter o privilegio de ver essa árvore, primeira coisa que faço de manhã depois das minhas orações é vir pra cá apreciar a natureza”, conta a visitante.

 Confira um vídeo da árvore no local:


 

Nos siga no