Meio Ambiente

Coronel do Corpo dos Bombeiros irá assumir chefia do Ibama em MS

Coronel Waldemir Moreira Junior tem experiência em grupo de resgate de animais no Pantanal

Silvia Frias | 02/08/2022 07:42
Coronel do Corpo de Bombeiros de MS, Waldemir Moreira Junior, novo superintendente do Ibama em MS. (Foto/Divulgação)
Coronel do Corpo de Bombeiros de MS, Waldemir Moreira Junior, novo superintendente do Ibama em MS. (Foto/Divulgação)

O coronel do Corpo de Bombeiros Waldemir Moreira Junior foi nomeado como superintendente do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) em Mato Grosso do Sul. Desde fevereiro de 2021 o cargo estava sendo ocupado pelo tenente-coronel aposentado da PM (Polícia Militar), Carlos de Oliveira Guandalim. 

As portarias contendo a nomeação e exoneração foram publicadas no Diário Oficial da União de hoje, assinadas pelo ministro do Meio Ambiente, Joaquim Álvaro Pereira Leite. 

Em março deste ano, o coronel do Corpo de Bombeiros de MS havia assumido o Gretap (Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal) do governo estadual. O grupo foi criado em abril de 2021 pelo governador Reinaldo Azambuja para monitorar e acolher animais vitimados em desastres ambientais.  Desde 2016, também é chefe do Centro de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros.

Moreira Junior assume a função no lugar de Guandalim, que estava na superintendência desde fevereiro de 2021. 

O tenente-coronel aposentado Carlos Guandalim entrou no lugar de  Luiz Carlos Marchetti, que havia assumido o cargo em junho de 2019 e enfrentado dois anos críticos no Estado, com a ocorrência de grandes incêndios na região do Pantanal. 

No currículo do tenente-coronel, constava extensa experiência na área de segurança, mas nada referente ao meio-ambiente.

Nos siga no