Meio Ambiente

Com chuvas intensas, rio Aquidauana sobe mais dois metros em 24 horas

Nível do rio superou os 5,58 metros no domingo; Defesa Civil descarta riscos no momento

Humberto Marques | 30/12/2018 18:23
Registro da cheia do rio Aquidauana em fevereiro passado, quando nível da água obrigou saída de famílias; Defesa Civil descarta situação de atenção neste momento. (Foto: O Pantaneiro/Arquivo)
Registro da cheia do rio Aquidauana em fevereiro passado, quando nível da água obrigou saída de famílias; Defesa Civil descarta situação de atenção neste momento. (Foto: O Pantaneiro/Arquivo)

A grande quantidade de chuvas que atingiu a região de Aquidauana –a 135 km de Campo Grande– elevou o nível dos rios. Principal da região, o rio Aquidauana chegou neste domingo (30) à marca de 5,58 metros. O nível está mais dois metros acima do registrado no dia anterior quando, após 70 milímetros de chuva durante a tarde, o rio chegou a 3,21 metros na régua de medição.

Apesar do aumento considerável, o coordenador da Defesa Civil de Aquidauana, Mário Ravaglia, afirmou ao jornal O Pantaneiro que não há razões para preocupações. “Mesmo com este aumento, isso não afeta em nada e não existe perigo de a água invadir as casas. Mas agora, se chover forte e o nível passar dos sete metros, entramos em sinal de alerta”, informou.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê mais chuvas para a região de Aquidauana nas próximas horas. A previsão era de que a tarde continuasse nublada, com precipitações isoladas. Contudo, a chuva volta entre a noite e a madrugada de segunda-feira (31). A véspera de ano novo também deve ser chuvosa, porém, com temperaturas na casa dos 35ºC.

Aquidauana e Anastácio registraram sua última grande cheia em fevereiro deste ano, quando o rio superou os dez metros –aproximando-se da maior cheia histórica, de 11,20 metros. Famílias foram desabrigadas e foi necessário retirar famílias de áreas alagadas. Aquidauana ficou isolada diante da interdição da estrada de Piraputanga e a ponte foi submersa.

Nos siga no