Meio Ambiente

Cidades do sul de MS enfrentam primeiro friozinho do ano

Várias cidades registraram queda na temperatura e mínima prevista para hoje é de 11ºC em Naviraí

Ana Oshiro e Helio de Freitas, de Dourados | 31/03/2021 07:30
Dourados registrou 18ºC por volta das 6h30 desta quarta (Foto: Helio de Freitas)
Dourados registrou 18ºC por volta das 6h30 desta quarta (Foto: Helio de Freitas)

Conforme previsto pelos meteorologistas, o friozinho de outono finalmente chegou a Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira (31), 20 dias depois do início da estação, que marca a transição entre o verão e o inverno.

Para Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai, eram esperados 15ºC na manhã de hoje, e foi essa mesma a mínima registrada na cidade. Amambai, Nova Andradina, Paranhos e várias outras cidades do sul de Mato Grosso do Sul amanheceram com temperaturas abaixo do comum e forçaram a população a tirar os casacos dos armários.

A chegada do frio se deve a atuação de uma frente fria no sul do Brasil. A mínima prevista para esta quarta-feira era de 11ºC no município de Naviraí, a 366 km da Capital.

Já em Dourados, que também fez frio na manhã de hoje, o mês de março termina com apenas 30% da chuva esperada para todos os 31 dias do mês. Até hoje, foram 39,5 milímetros de precipitação, sendo que o esperado para março eram 139 milímetros. A cidade está há 13 dias sem chuva expressiva, e o mês termina como o segundo com chuva bem abaixo da média, de acordo com o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste.

O guia clima da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) chegou a marca 16,8ºC como mínima em Dourados, por volta das 6h30, diferente do termômetro instalado na Avenida Hayel Bon Faker, que marcou 18ºC no mesmo horário.

Nos siga no