Meio Ambiente

Cidade Universitária arrecada lixo eletrônico para descarte correto

Todo tipo de resíduos eletrônicos podem ser levados até a UFMS na próxima semana

Por Kamila Alcântara | 09/04/2024 15:19
Conjunto de pilhas que serão descartadas (Foto: © Marcello Casal jr/Agência Brasil)
Conjunto de pilhas que serão descartadas (Foto: © Marcello Casal jr/Agência Brasil)

Para ajudar a população no descarte correto de objetos que estão parados em casa ou obsoletos, do dia 15 até 19, acontece a 4ª Semana de Arrecadação de Lixo Eletrônico, organizado pelos alunos e professores da Facom-UFMS (Faculdade de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Das 7h às 21h, na Cidade Universitária, a Faculdade receberá celulares, smartphones, notebooks, tablets e desktop; monitores; impressoras, projetores e outros equipamentos de imagem; telefones fixos, modens, roteadores, teclados, mouses e acessórios de informática. Enfim, tudo que for eletrônico, funcionais ou não. 

Mas atenção: há exceções! Não serão recebidos televisores de tubo e lâmpadas. 

A coordenadora do projeto, professora Luciana Montera, conta que 12 estudantes participam voluntariamente. “Queremos trazer o pensamento sustentável. Além do descarte correto, precisamos trabalhar a questão da reciclagem, do rever, repensar, remanufatura e reutilizar”, disse. 

Segundo a pesquisa The Global E-Waste Monitor 2024 (Monitor Global de Lixo Eletrônico 2024, em tradução livre), do Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa, a geração de resíduos eletrônicos aumenta cinco vezes mais rápido do que a reciclagem documentada do material. O Brasil é o segundo país do continente que mais produz lixo eletrônico. 

O cuidado com o chamado e-lixo busca romper com a negligência de grandes economias geradoras dos dejetos, que contaminam seriamente o meio ambiente e representam riscos à natureza e à saúde humana.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

 

Nos siga no