Meio Ambiente

Chuva fraca marca chegada de frente fria e encerra onda de calor na Capital

Thiago de Souza | 25/04/2016 15:27
Chuva começou fraca no Jardim dos Estados, região Central. (Foto: Alcides Neto)
Chuva começou fraca no Jardim dos Estados, região Central. (Foto: Alcides Neto)

A chuva que começou às 14h50, desta segunda-feira (25), em Campo Grande, amenizou o forte calor das últimas semanas, onde as temperaturas atingiram 35º C, cinco graus a mais do que o normal para o período, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A mudança no clima é em razão da frente fria que chegou a Mato Grosso do Sul e deve avançar sobre o Estado e permanecer até sexta-feira. 

No Centro da cidade e no Jardim dos Estados, a chuva chegou fraca e sem ventos. Segundo a Defesa Civil Municipal, até o momento não há registro de ocorrência.

Conforme o Inmet, esse deve ser o último dia de calor forte em Campo Grande, cuja temperatura deve cair de 30º C, nesta segunda, para 25º C nessa terça-feira. 

Entre os dias 01 e 23 de abril, a média das temperaturas máximas era de 33,4° C, sendo que a média normal é de 29,2° C. Desde o dia 29 de março, a temperatura máxima na capital não baixou de 32º C. Segundo medições da estação automática do Inmet, a maior temperatura registrada este ano em Campo Grande é de 35,6º C, em 18 de março.

Segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a probabilidade de chuva para esta segunda-feira era de 80%. Para a terça o índice chega a 90%, quando o tempo deve permanecer nublado, com pancadas de chuva. A terça-feira deve ser marcada por muitas nuvens com períodos curtos de sol e pancadas de chuva com trovoadas. 

Frente fria deve derrubar temperaturas nos próximos três dias na Capital. (Foto: Alcides Neto)
Nos siga no