Meio Ambiente

Chuva de 28 milímetros alivia estiagem de 20 dias em Dourados

Meterologia renovou alerta de tempestades para todo o Mato Grosso do Sul, até sexta-feira (10)

Por Gustavo Bonotto e Helio de Freitas, de Dourados | 10/10/2024 21:50
Chuva de 28 milímetros alivia estiagem de 20 dias em Dourados
Chuva é registrada na Avenida Weimar Gonçalves Torres, em Dourados. (Foto: Helio de Freitas)

Nesta quinta-feira (10), a cidade de Dourados registrou 28 milímetros de chuva, após 20 dias de estiagem. As cidades de Rio Brilhante e Ivinhema também tiveram precipitações significativas, com 16 e 17 milímetros, respectivamente. Os dados são do Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste.

A chuva veio em um momento importante para os produtores rurais da região, que enfrentavam dificuldades para iniciar o plantio da soja devido à seca prolongada. Em Dourados, o plantio estava atrasado, e a precipitação registrada deve auxiliar na retomada das atividades agrícolas.

A estiagem vinha preocupando os agricultores, que aguardavam a chegada da chuva para poder preparar o solo e realizar a semeadura da safra de soja. O atraso no plantio poderia afetar a produtividade das lavouras, caso as condições climáticas não melhorassem.

Outro ponto favorável foi o combate aos incêndios florestais. Conforme já noticiado, mais de 20 focos foram apagados entre ontem e hoje. As informações foram dadas nesta manhã pelo subcomandante do Corpo de Bombeiros, Adriano Rampazo, em boletim em vídeo transmitido no YouTube. "Graças à chuva, podemos dizer que estamos num momento de calmaria, mas não vamos desmobilizar", disse.

Por fim, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou nesta quinta-feira (10) o alerta para risco de tempestade. O aviso é válido para todos os municípios de Mato Grosso do Sul entre quinta e sexta-feira.

Segundo a meteorologia, o volume de chuva pode ficar entre 50 a 100 milímetros e as rajadas de vento devem atingir de 60 a 100 km/h. Também há possibilidade de queda de granizo, além de provocar estragos como queda de árvores e alagamentos.

O Inmet reforça que a população não se abrigue debaixo de árvores e não estacione veículos próximos de torres de transmissão e placas de publicidade. Também orienta que desligue os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. 

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no
Veja Mais